Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno
Um lugar de encanto, relaxamento e descobertas. Assim tem sido a experiência dos 400 alunos no recém-inaugurado Redário Xainã, construído na Escola Classe Beija-Flor, na 315 Norte. O redário é a extensão da sala de leitura, batizada de Cora Coralina, um ambiente voltado para a leitura com o objetivo de conquistar novos leitores.
O uso do redário na escola funciona da seguinte forma: pelo menos uma vez por semana, uma turma é levada para desenvolver alguma atividade no espaço. A estrutura lembra uma casa na árvore. Na parte de cima, professores e alunos reúnem-se para a contação de histórias e piqueniques; na parte inferior, ficam as redes, onde as crianças podem ler um livro ou mesmo descansar.
A aluna Catarina Borges, 7 anos, conta o que mais gosta de fazer no espaço: “Eu gosto de ler ou brincar lá em cima. Aqui embaixo, eu gosto de deitar, me embalar na rede e descansar. Aqui dá para fazer muita coisa, é um dos meus locais favoritos na escola,” comenta.
Ter um redário na escola pode trazer uma série de benefícios para os estudantes, como explicou Fernanda Távora, orientadora educacional da Escola Classe Beija-flor: “Na nossa escola, temos um trabalho voltado para a cultura de paz nas relações com as crianças e com a comunidade escolar como um todo. A gente usa o redário como um espaço de acolhimento, leitura e literatura. E eu, como pedagoga, também uso esse espaço para trabalhar a retomada da calma quando as crianças estão em algum conflito ou estão mais agitadas, principalmente, as que têm o Espectro de Transtorno Autista (TEA). Usamos o redário para acalmar os alunos e trazer paz, o que tem dado muito certo”, explicou.
O nome do local é de origem Tupi-Guarani, Xainã significa Beija-Flor. O redário foi construído com verbas de emenda parlamentar.
Um redário e muitos benefícios
Ter um redário na escola pode trazer uma série de benefícios para os estudantes e para o ambiente escolar como um todo:
– Relaxamento e redução do estresse: O redário proporciona um espaço tranquilo e confortável onde os alunos podem relaxar e descansar. Isso ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, permitindo que eles se sintam mais calmos e equilibrados durante o período escolar
– Melhoria da concentração e do foco: os alunos podem se afastar das distrações e encontrar um local onde possam se concentrar melhor em suas tarefas e estudos
– Desenvolvimento de habilidades sociais: o redário é um espaço compartilhado, o que ajuda a promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como a capacidade de compartilhar, cooperar e respeitar o espaço e as necessidades dos outros
– Estímulo à leitura e aprendizado: no Redário Xainã, os livros e gibis ficam disponibilizados em caixas, as crianças têm autonomia para escolher um livro, o que incentiva a autonomia, o hábito de ler e a expansão dos conhecimentos
– Promoção do bem-estar emocional: O redário é um local para relaxar, refletir e se sentir seguro. Em especial, as crianças com algum problema emocional ou algum transtorno
– Integração com a natureza: o contato direto com o verde é um dos fatores que mais impactam positivamente no comportamento e desenvolvimento dos alunos, que podem desfrutar da beleza natural, respirar ar fresco e apreciar a tranquilidade do ambiente
*Com informações da SEEDF
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/07/09/novo-espaco-reforca-a-leitura-dos-alunos-em-escola-da-asa-norte/