Edição Brasília

Portal do GDF aproxima voluntários de quem precisa de ajuda

Nesta terça (20) é celebrado o Dia Internacional da Solidariedade Humana. Plataforma Voluntariado em Ação possui mais de 39 mil pessoas cadastradas

The post Portal do GDF aproxima voluntários de quem precisa de ajuda appeared first on Agência Brasília.

O Dia Internacional da Solidariedade Humana é celebrado nesta terça-feira (20). A data foi estabelecida em 2005 por resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Governo do Distrito Federal (GDF) possui o portal Voluntariado em Ação, considerado referência nacional para aproximar pessoas interessadas em ajudar e entidades que precisam de apoio.

Voluntários contribuem com diversas ações, como os programas Sejus Mais Perto do Cidadão e as edições do Casamento Comunitário | Foto: Divulgação/Sejus

A iniciativa, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), busca oferecer ações de voluntariado em todas as esferas da sociedade. A plataforma reúne cerca de 500 ações ativas e conta com mais de 39 mil pessoas cadastradas, que contribuem com ações sociais de saúde, educação, esporte e lazer.

“O portal do Voluntariado em Ação é uma plataforma moderna e otimizada, que faz a ponte entre quem quer fazer o bem e quem precisa de ajuda, facilitando a interação dos usuários”
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

O programa Voluntariado em Ação já beneficiou mais de 30 milhões de pessoas, desde 2019, em diversas frentes de ação, como as edições do Casamento Comunitário e os programas Sua Vida Vale Muito e Sejus Mais Perto do Cidadão.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, explica que o intuito do projeto é facilitar a comunicação entre as pessoas que querem auxiliar com as entidades que precisam de suporte. “O portal do Voluntariado em Ação é uma plataforma moderna e otimizada, que faz a ponte entre quem quer fazer o bem e quem precisa de ajuda, facilitando a interação dos usuários”, ressalta.

Como participar

O interessado em participar do programa precisa se cadastrar no portal e informar a disponibilidade de trabalho, escolher os eixos de atuação de preferência (como educação, esporte ou meio ambiente) e o público de interesse das ações que quer participar (mulheres, idosos, crianças e adolescentes, por exemplo).

Com essas informações, a Sejus traça um perfil do voluntário e cruza as competências com as necessidades a serem atendidas por programas e campanhas do Voluntariado em Ação. Se houver compatibilidade, o candidato recebe a oportunidade por e-mail.

O site do Programa Voluntariado em Ação foi lançado em 2020, na pandemia, quando a população mais vulnerável do Distrito Federal teve que manter o isolamento social e enfrentar dificuldades para aquisição de alimentos, produtos básicos de higiene e alimentação. A iniciativa surgiu como solução para facilitar a comunicação e interação entre as pessoas.

A plataforma funciona como uma rede social, conectando perfis de interesse com oportunidades de serviços voluntários. Também proporciona o encontro entre voluntários, organizações da sociedade civil (OSC) e governo, para trocarem experiências, divulgarem suas ações e participarem de projetos ofertados neste ambiente virtual.

O site conta com conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais, tornando o dispositivo mais acessível para pessoas surdas. Estrangeiros que buscam projetos no DF também têm a possibilidade de traduzir o idioma para a sua língua materna. “O portal do voluntariado é um grande orgulho para nós, pois fortalece a cultura da responsabilidade social, além de promover cidadania, paz social e de pertencimento à identidade, à memória e ao patrimônio público”, complementa a secretária da pasta, Marcela Passamani.


*Com informações da Sejus

The post Portal do GDF aproxima voluntários de quem precisa de ajuda appeared first on Agência Brasília.