Edição Brasília

Projeto Futuro Campeão treina jovens atletas do DF para competições

Investimento para incentivar práticas esportivas nos COPs neste ano foi de R$ 700 mil; inscrições serão abertas em 2023

The post Projeto Futuro Campeão treina jovens atletas do DF para competições appeared first on Agência Brasília.

Novas datas de inscrição serão apresentadas no início de 2023, após o corpo docente dos institutos apresentarem o calendário de atividades

O nome já diz tudo: Futuro Campeão. O projeto do Governo do Distrito Federal (GDF) prepara jovens atletas em modalidades esportivas para serem vencedores dentro das quadras e na vida. Parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e o Instituto Axiomas, o projeto destinou neste ano de 2022, R$ 700 mil em recursos para o programa, beneficiando 232 participantes em todo o DF.

Duas entidades parceiras da SEL, Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (Ibres) e o Instituto Axiomas, são responsáveis por selecionar os meninos e meninas para participarem do programa nas modalidades ginástica acrobática, natação, basquete, saltos ornamentais, tênis, vôlei, atletismo, ginástica rítmica e bocha adaptada.

Equipe Gama/Ibres, do COP do Gama, ganhou medalhas na competição de saltos ornamentais em João Pessoa (PB) | Foto: Josafá Silva/Ibres

Até o momento, 85 vagas foram preenchidas com candidatos selecionados em uma dessas modalidades. A convocação para as inscrições, realizadas por prática esportiva, é feita pelo site da SEL. As novas datas serão apresentadas no início de 2023, após o corpo docente dos institutos apresentarem o calendário de atividades.

As seletivas do Futuro Campeão são feitas anualmente nos Centros Olímpicos e Paralímpicos da Estrutural, Samambaia, Gama, São Sebastião, Santa Maria e Recanto das Emas, Setor O, Parque da Vaquejada e Sobradinho

No último fim de semana, 30 talentos do futebol foram selecionados no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) de São Sebastião para brilhar no Campeonato Candango Juniores, realizado em maio de 2023. Os treinos começam em janeiro.

“Admirável esse projeto, que proporciona a oportunidade desses jovens exercerem o futebol de forma competitiva, atuando na base, e participarem de competições internacionais”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “O Futuro Campeão é um trabalho social que está atraindo pessoas de todas as regiões do DF. Há atletas que já foram descobertos em várias modalidades e levam o nome do DF para outras regiões do país. É uma realização participar dessa iniciativa”, complementa a gestora.

O projeto promove treinos intensivos cinco vezes por semana. A SEL distribui uniforme, transporte, alimentação e material esportivo. As seletivas do Futuro Campeão são feitas anualmente nos Centros Olímpicos e Paralímpicos da Estrutural, Samambaia, Gama, São Sebastião, Santa Maria e Recanto das Emas, Setor O, Parque da Vaquejada e Sobradinho.

Projeto de saltos ornamentais na piscina do COP do Gama é realizado desde 2012 e acumula destaques em competições

O projeto tem rendido resultados expressivos. Na última semana, a equipe Gama/Ibres, do COP do Gama, conquistou o segundo lugar no campeonato de saltos ornamentais em João Pessoa (PB). Os cinco integrantes do grupo também conquistaram prêmios individuais em várias categorias da modalidade.

O projeto de saltos ornamentais na piscina do COP do Gama acontece desde 2012 e conta atualmente com 20 jovens atletas entre 8 e 16 anos. Além de torneios locais e nacionais, o grupo participa de seletivas de eventos internacionais, como os campeonatos Sul Americano e Pan-Americano.

“Essa já é a nossa terceira leva de atletas contemplados na categoria”, conta o treinador da turma vencedora, Vanderlei Sales de Barros. “O que é um feito, já que é um esporte que não tem tantos praticantes e não é divulgado muito nas mídias, mas Brasília é um celeiro de diferentes atletas”, avalia.

Assistente administrativo do COP do Gama, Josafá Neto Pereira da Silva fala sobre a importância do projeto Futuro Campeão. “É um projeto muito importante, pois visa, de fato, a formação dos atletas para estarem representando o Distrito Federal em competições nacionais e internacionais, como foi agora a participação nas competições do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais em João Pessoa”, destaca.

Pai da pequena Sophia Braga, de 11 anos, medalha de ouro no trampolim de 3 m feminino e medalha de bronze na plataforma feminina, o empresário Gilmar de Oliveira Silva comenta a emoção de ver a filha com duas premiações no peito graças ao programa Futuro Campeão. “Estamos muito felizes e orgulhosos. Pois todos os atletas do Gama, tiveram resultados incríveis conquistando muitas medalhas. Motivo de orgulho essa galerinha tão jovem e que vem mostrando grandes talentos. Esses pequenos têm muito futuro”, diz, orgulhoso.

Projeto Futuro Campeão treina jovens atletas do DF para competições

The post Projeto Futuro Campeão treina jovens atletas do DF para competições appeared first on Agência Brasília.