Edição Brasília

Prazo para Licenciamento de Veículos com placas final 9 e 0 termina em 31 de dezembro

A partir de janeiro de 2025, será obrigatório o CRLV-e 2024 para todos os veículos no DF. Regularize seu documento e evite penalidades.
Licenciamento de Veículos
Foto: Divulgação/Detran-DF

Última Chamada para o Licenciamento

Os proprietários de veículos com placas terminadas em 9 e 0 têm até 31 de dezembro de 2024 para renovar o licenciamento anual. A partir de 1º de janeiro de 2025, será exigido o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) 2024, válido em formato digital.

Desde 2021, o licenciamento é emitido apenas digitalmente, podendo ser acessado pelo aplicativo Detran-DF Digital, pelo portal de serviços do órgão ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT). O documento pode ser apresentado digitalmente ou impresso em papel A4 comum.

Regularização Simplificada

Para emitir o CRLV-e, o proprietário deve quitar o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas pendentes. Com os débitos regularizados, a emissão do documento é feita de forma rápida e segura pelos aplicativos ou site oficial do Detran-DF.

O diretor-geral do Detran-DF, Takane do Nascimento, destacou a importância do processo. “O Código de Trânsito exige que o veículo esteja licenciado para circular. Oferecemos ferramentas que facilitam a obtenção do CRLV-e para os proprietários”, afirmou.

Fiscalização e Penalidades

Desde outubro de 2024, o Detran-DF tem exigido o CRLV-e 2024 de veículos com placas finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, e a partir de janeiro será a vez dos veículos com placas finais 9 e 0.

Transitar com veículo não licenciado é uma infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A penalidade inclui sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e o recolhimento do veículo. De janeiro a novembro de 2024, foram registradas 63.368 infrações por condução de veículo sem licenciamento no DF.

Dados Atualizados e Impacto

Atualmente, 56,6% da frota do Distrito Federal está regularizada, representando 1.178.961 veículos. Com uma frota estimada em mais de dois milhões, o Detran-DF intensifica as ações para garantir que todos os motoristas regularizem seus veículos a tempo.

A renovação do licenciamento garante a legalidade do veículo e contribui para um trânsito mais seguro, especialmente em períodos de maior movimentação nas vias, como as festas de fim de ano.