Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo
Uma reunião foi realizada entre a ouvidoria da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e diversos setores da pasta. O encontro ocorreu na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), na tarde desta quarta-feira (23). Representantes de todas as 14 Coordenações Regionais de Ensino e todas as subsecretarias estiveram presentes. A iniciativa teve como objetivo aprimorar a colaboração entre as áreas e promover uma gestão mais eficiente das demandas e sugestões relacionadas à educação.
Na ocasião, foram abordados diversos temas de relevância para a educação no DF. Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de estabelecer um canal de comunicação mais ágil. A expectativa é que isso permita um fluxo mais rápido no tratamento de questões educacionais, beneficiando diretamente alunos, pais e profissionais da área.
Segundo a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, presente na abertura da discussão, o trabalho da ouvidoria da SEEDF é de extrema importância para a pasta. “É o canal principal para que possamos melhorar o nosso atendimento como servidores públicos. A ouvidoria é a voz do cidadão que precisa ser ouvida e precisa de retorno”, destacou a gestora.
Normas e legislações relacionadas à Ouvidoria-Geral do Distrito Federal foram explicadas durante o encontro. A compreensão clara desses aspectos é fundamental para garantir que os processos sejam conduzidos de acordo com os princípios éticos e legais, promovendo a confiança da população nos canais de participação e diálogo.
De acordo com a ouvidora da SEEDF, Evelyne Maria Moura, a parceria entre a ouvidoria e os diversos setores da Secretaria de Educação é indispensável para o aprimoramento contínuo do sistema educacional do Distrito Federal. “Estamos comprometidos em ouvir atentamente as sugestões e preocupações da comunidade e agir de forma proativa para melhorar nossas escolas e a qualidade da educação oferecida.”
O diálogo e demais alinhamentos continuarão nos próximos meses, com a previsão de encontros regulares para monitorar o progresso das ações acordadas. O objetivo é que, com uma comunicação mais fluida e a atenção às normas da ouvidoria, os cidadãos do Distrito Federal possam desfrutar de um sistema educacional que atenda às necessidades e expectativas.
Para registrar reclamações, denúncias, sugestões ou dúvidas, os cidadãos podem acessar o site ParticipaDF ou entrar em contato pelo telefone 162. A SEEDF ressalta ainda a importância do registro oficial na ouvidoria da secretaria para que as informações possam ser apuradas por todas as autoridades competentes.
*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/08/23/comunicacao-com-a-sociedade-e-debatida-por-servidores-da-educacao/