Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
Brasília recebe diversas atrações culturais para os moradores do Distrito Federal aproveitarem no fim de semana, muitas delas com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Acompanhe, abaixo, os destaques desta programação.
Teatro e cinema
O espetáculo Panapaná, Flores e Escorpiões segue em cartaz no Espaço Cultural Renato Russo durante este final de semana, às 20h, na Galeria de Aquário. A entrada é gratuita, e a classificação indicativa é de 16 anos.
Com direção de Fernando Guimarães, a peça foi desenvolvida a partir do universo literário do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez. O autor trabalha com elementos simbólicos e estruturais do pensamento de uma sociedade, como o conformismo, o imobilismo social e um modo de percepção do tempo.
Também no Espaço Cultural Renato Russo, o espetáculo infantil História da Lua e Sol está em cartaz sábado (8) e domingo (9), no Teatro Hugo Rodas. A peça faz uso da figura do ator sozinho em cena, interagindo com bonecos, elementos do teatro de animação, além da utilização do teatro de sombras.
Na história, o personagem Sr. Tick tentou diminuir o tamanho da lua para colocá-la dentro da bolsa e seguir com ele pelo mundo, mas o Dragão Leal e o Cavaleiro Real entraram nos portais da terra para tomar satisfação. No intervalo dessa grande aventura, o Sr. Tick reconta histórias do Sol e da Lua, com temas transversais da dramaturgia, que são o respeito à ancestralidade, uso consciente da água, a valorização do tempo na vida das pessoas, bullying e o aquecimento global.
No Cine Brasília, estreia a Sessão Vitrine, com Canção ao Longe, de Clarissa Campolina. O longa trata do rito de passagem para a vida adulta da jovem arquiteta Jimena.
A Mostra 5x Godard continua no espaço, que exibe os clássicos Acossado, O Demônio das Onze Horas, Alphaville, O Desprezo e A Chinesa. E, com Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Close volta à programação do Cine Brasília, com reflexões sobre a beleza frágil da juventude.
O curta-metragem selecionado da semana é Pedro e Inácio, uma produção pernambucana de 2023, dirigida por Caio Dornelas. A produção francesa La Parle, filmada a muitas mãos em iPhones, segue na programação, enquanto O Gato de Botas 2 é apresentado na sessão infantil.
Exposições
O Espaço Cultural Renato Russo também recebe o lançamento do livro e exposição Conte-me tudo, não me esconda nada! Ou RG – A identidade de Robson Graia: seus atores e atrizes. Trata-se de uma pesquisa construída ao longo de 11 anos que conta a história do diretor teatral, registrada pelo olhar do ator e escritor Marcelo Pelucio.
Robson Graia se destacou como ator, diretor, dramaturgo, produtor, apresentador e atleta, participando ativamente na luta contra o racismo e por políticas públicas para a área cultural. Conduziu, ao longo de 16 anos, a Palco Cia. de Teatro, conhecida atualmente por Instituto Palco Cultura. Nos anos 1980, promoveu esquetes e apresentações com suas famosas palconovelas no projeto Jogo de Cena.
Foram selecionados textos, fotos, objetos, músicas e quadros que remetem à sua trajetória. Na programação, além do lançamento do livro e da exposição, está previsto um momento solene ao ator, apresentações artísticas com discotecagem do coletivo Batidão Sonoro e exibição de documentários.
Serviço
⇒ Espetáculo Panapaná, Flores e Escorpiões
Local: Galeria de Aquário (andar superior), do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul
Datas: dias 8, 9, 14, 15 e 16 deste mês, às 20h.
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada franca, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo (sujeito à lotação)
⇒ Espetáculo infantil História da Lua e Sol
Local: Teatro Hugo Rodas, Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul
Data: dias 8 e 9, às 15h
Classificação indicativa livre
Entrada: R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia, com ingressos a serem retirados no site Sympla ou no no local
⇒ Exposição Robson Graia
Local: Galeria Parangolé, Espaço Cultural Renato Russo, 508 Sul
Data: até o dia 16, sempre de terça a domingo, com visitação das 10h às 20h
Classificação indicativa livre
Programação Cine Brasília
⇒ Sexta-feira (7)
10h: O Gato de Botas 2: O Último Pedido
15h: Close
17h: Pedro e Inácio + La Parle
19h: Acossado (Mostra 5x Godard)
21h30: Canção ao Longe
⇒ Sábado (8)
10h: O Gato de Botas 2: O Último Pedido
15h: Close
17h: Pedro e Inácio + La Parle
19h: A Chinesa (Mostra 5x Godard)
21h30: Canção ao Longe
⇒ Domingo (9)
10h: O Gato de Botas 2: O Último Pedido
15h: Close
17h: Pedro e Inácio + La Parle
19h: O Demônio das Onze Horas (Mostra 5x Godard)
21h30: Canção ao Longe.
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/07/07/fim-de-semana-apresenta-atracoes-variadas/