Na tarde desta segunda-feira (7), o craque Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, esteve presente no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) Parque da Vaquejada, no Sol Nascente, para o lançamento do projeto Golaço Social. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF) em parceria com o Instituto Brasil de Economia Criativa (Ibraec), tem como objetivo transformar a vida de 225 crianças e adolescentes, usando o esporte como uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento.
O projeto vai atender crianças entre 10 e 12 anos, regularmente matriculadas no ensino fundamental, e proporcionará a elas aulas de futebol e futsal duas vezes por semana, às segundas-feiras e sábados, por um período de 10 meses. Ao final do curso, será realizada uma Copa Interna entre as turmas. Os participantes também receberão kits com chuteiras, caneleiras, uniformes completos e mochilas.
Transformação através do esporte
Durante o evento de lançamento, Zico, acompanhado de seu irmão Eduardo Coimbra e de seu filho Thiago Coimbra, enfatizou a importância da educação e do esporte na vida das crianças. “Fico feliz de ver um projeto como esse, e o mais importante é a estrutura que tem aqui para eles praticarem e se divertirem. A oportunidade está aqui, e não podem deixar passar. Quando o trem passa, temos que pegá-lo”, disse Zico, destacando a qualidade das instalações do COP Parque da Vaquejada.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, reforçou o impacto positivo do projeto: “Investir na prática de esportes das nossas crianças e adolescentes é uma poderosa ferramenta para transformar vidas. O esporte não só promove a saúde física e mental, mas também abre portas para o futuro profissional”.
Impacto nas comunidades
O secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, destacou a importância de levar projetos como o Golaço Social para as comunidades mais vulneráveis. “Assim que o projeto chegou à secretaria, abraçamos a causa, porque entendemos o quanto é importante proporcionar essa modalidade às nossas comunidades e abrir nossos centros olímpicos para essas atividades”, afirmou.
Emoção e expectativa
Para os jovens beneficiados, a presença de Zico foi um momento emocionante. Ryan Pierre Valadares, de 12 anos, ganhou uma bola autografada pelo ídolo e quase não conseguiu conter a emoção: “Só de o Zico ter vindo aqui já foi bom demais. Quando vi ele, quase chorei”.
Já Luiz Eduardo da Cruz, também de 12 anos, compartilhou sua empolgação com o início do projeto. “Futebol sempre foi o meu sonho. Quero ser um jogador profissional, ter habilidades especiais e alcançar um nível acima”, disse o jovem, que conta com o apoio e expectativa de sua mãe, Edivânia de Jesus.
O Golaço Social é um projeto que, além de promover o esporte, busca formar cidadãos mais preparados para o futuro, oferecendo a jovens de regiões vulneráveis a oportunidade de transformar suas vidas.