Tudo pronto para a liberação da primeira parte do Viaduto Luiz Carlos Botelho, também conhecido como Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). Um trecho de 700 metros de via que leva até o elevado em construção será liberado nesta quinta-feira (30) . Serão três pistas de pavimento flexível, para o tráfego de carros e motocicletas, e uma com pavimento em concreto, que será utilizada como corredor exclusivo de ônibus no sentido Epig-EPTG.
“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”
Carlos Magno, fiscal da construção pela Secretaria de Obras
Uma obra grandiosa que beneficiará cerca de 25 mil motoristas que passam diariamente por ali e que terá um aporte total de R$ 24,6 milhões. Às vésperas da liberação da pista, o trabalho era intenso no local. Cerca de 50 balizadores foram instalados ao longo do retorno que dá acesso à pista nova. Os últimos tachões também foram colocados no asfalto, assim como alguns poucos meios-fios assentados no canteiro. A sinalização horizontal já está concluída. Com a liberação do tráfego neste trecho, a pista paralela usada atualmente pelos motoristas será fechada e, logo, demolida para a continuidade das obras.
“Nosso próximo passo é prosseguir a demolição e a escavação ali na região da Avenida das Jaqueiras. Nesse local, os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto chegando ao Sudoeste”, explica o fiscal da construção pela Secretaria de Obras, Carlos Magno. “São escavações de 6 metros de profundidade, pois ali também será feita a rede de drenagem”, acrescenta o engenheiro.
A intervenção viária vai acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e ao longo da Epig, onde o tráfego é intenso. O acesso a toda região pelo parque também será facilitado com o elevado. No total, serão quatro alças externas, quatro alças internas (semelhante às tesourinhas) e os dois eixos da via Epig, que passam sobre o viaduto.
Leia também
Morador da Quadra 105 do Sudoeste , o corretor de imóveis Raul Nero, 30 anos, conta que a expectativa é por mais fluidez no bairro. “Acredito que será bem legal e vai melhorar bem o fluxo”, opina “O gargalo aqui em determinadas horas do dia é grande. Eu não sofro tanto, pois na 105 temos outras saídas. Mas dá para ver que o trânsito emperra.”
A policial civil Iomar Lima, 52, leva as crianças diariamente para a escola na Asa Sul no período da manhã. Ela relata que as saídas do bairro estavam cada vez mais complicadas e o tráfego, crescente. “Tinha vários semáforos ali que retardavam o trânsito rumo ao centro da cidade. Agora, com o acesso direto que teremos em direção ao Parque da Cidade, tenho certeza que vai melhorar muito”, conclui.
The post Últimos ajustes são feitos para liberação de pista no Viaduto da Epig appeared first on Agência Brasília.