A TV Brasil exibiu, na segunda-feira, 26 de maio de 2025, uma reportagem especial sobre o resgate de frutas nativas da Mata Atlântica, em homenagem ao Dia Nacional da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.
Caminhos da Reportagem: um olhar para a recuperação da Mata Atlântica
O programa “Caminhos da Reportagem” destacou iniciativas que unem reflorestamento e empreendedorismo, preservando espécies ameaçadas como o cambuci e gerando renda para agricultores familiares. A reportagem, exibida às 23h, explorou a complexa realidade da preservação desse bioma tão importante para o Brasil.
Aproximadamente 80% do que resta da Mata Atlântica encontra-se em áreas privadas, um dado preocupante, considerando que esse bioma, presente em 17 estados e abrangendo cerca de 15% do território nacional, já sofreu um desmatamento significativo de cerca de 76% de sua cobertura original. É considerado um dos biomas mais biodiversos do mundo, mas também o mais devastado do Brasil. Este cenário crítico exige ações urgentes e criativas.
Desafios e soluções para a preservação
A coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, Gabriela Viana, ressaltou a importância dos corredores ecológicos para a sobrevivência da floresta. Segundo ela, “o maior problema da Mata Atlântica é a falta de conexão, de ser fragmentada. Estamos cercados de rodovias, criando barreiras físicas para a floresta. Florestas isoladas tendem a desaparecer porque o fluxo genético, de flora e fauna, é crucial para sua manutenção”. O Projeto Guapiaçu, uma parceria entre o Instituto de Ação Socioambiental e a Petrobras, atua na recuperação da Mata Atlântica em propriedades rurais em Cachoeiras de Macacu, região metropolitana do Rio de Janeiro. Além disso, o projeto desenvolve atividades de educação ambiental e monitoramento de espécies ameaçadas, como a anta e o muriqui-do-sul, no Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual do Rio.
Em paralelo ao trabalho de preservação ambiental, a reportagem mostrou como o empreendedorismo pode ser um aliado na conservação. Bruno Kemp, sócio-fundador da PI Kombucha Tropical, ilustrou como o reflorestamento beneficia sua produção orgânica. Ele explicou: “No ano passado, houve uma seca intensa, e conseguimos preservar nosso olho d’água. Isso demonstra a vitória do reflorestamento. Plantamos árvores para plantar água, essa é a verdade”. A reportagem também destacou a presença de um Jequitibá Rosa com mais de mil anos no Parque Estadual dos Três Picos, espécie endêmica e ameaçada da Mata Atlântica.
Empreendedorismo sustentável e geração de renda
Outro exemplo de iniciativa bem sucedida é o Instituto Auá, em São Paulo, que promove o reflorestamento por meio da produção de frutas nativas. Esse trabalho, além de conservar a floresta, gera renda para agricultores familiares, oferecendo capacitação para o beneficiamento dos produtos e criando a marca “Empório Mata Atlântica”. Gabriel Menezes, presidente do Instituto Auá, destacou: “Criamos um empreendimento para promover a biodiversidade com sustentabilidade, com condições como a proibição de agrotóxicos. Contamos com biólogos e agrônomos e captamos recursos para o plantio e manejo”.
Finalmente, a reportagem visitou o Recanto Magini, em Parelheiros (zona rural de São Paulo), um sítio que cultiva frutas nativas e produz derivados, como cambuci, uvaia e juçara, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica. Junior Magini, proprietário do sítio, expressou sua visão de futuro: “Quando eu não estiver mais aqui, quem herdar esta área terá dificuldade em desmatar, pois todas as espécies são protegidas por lei”.
Serviço e equipe
A reportagem “Caminhos da Reportagem – Sabores da Mata Atlântica” foi ao ar em 26/05/2025, às 23h, com reprise na madrugada de terça-feira, às 4h30. A produção completa está disponível no site e YouTube da TV Brasil, e no aplicativo TV Brasil Play (Android e iOS).
A equipe responsável pela reportagem incluiu Aline Beckstein (reportagem, produção e roteiro), João Victal, Marcio de Andrade, Mariana Vitarelli e Alexandre Nascimento (reportagem cinematográfica), além de uma equipe de apoio técnico e artístico.