Durante as negociações entre o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e a associação que representa os estúdios e streamers dos EUA (AMPTP), alguns membros da categoria foram chamados para participar e apresentar seus argumentos. Um destes, segundo o Hollywood Reporter, foi Tom Cruise.
De acordo com o Hollywood Reporter, o sindicato pode aceitar o pedido de qualquer um de seus membros para participar das negociações apresentando suas visões e argumentos. O SAG-AFTRA teria dado a chance a Cruise para falar, algo que nenhum outro ator de seu tamanho fez.
Cruise teria argumentado, via Zoom, a favor das preocupações dos atores com inteligência artificial, um dos assuntos mais debatidos entre os lados antes da recém-iniciada greve. Ele também encorajou os estúdios a aceitarem as propostas da SAG-AFTRA quanto à melhoria das condições trabalhistas de dublês.
Ao mesmo tempo, Cruise pediu ao sindicato que permitissem que atores promovessem seus filmes já concluídos, podendo participar de tapetes vermelhos, entrevistas e festivais. Dentro das regras atuais da greve, isso não é possível.
O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.
Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio “Joan é Péssima”, da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.
Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores vai se juntar ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta será a primeira greve de atores em 23 anos.
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.
Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.
Fonte: https://www.chippu.com.br/noticias/tom-cruise-greve-dos-atores-inteligencia-artificial-duble-preocupacoes