Enquanto os protestos das greves de atores e roteiristas continuam em Hollywood, mais astros têm falado abertamente sobre a situação da indústria. Em entrevista ao Hollywood Reporter, Tatiana Maslany, estrela de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, uma das séries da Marvel, detonou os comentários de Bob Iger, CEO da Disney, sobre a paralisação.
“Eu acho que ele está completamente sem noção. Ele está completamente sem noção quanto aos trabalhadores que fazem as séries dele, que fazem as pessoas assistirem a essas séries, e que trazem audiência e dinheiro pra ele,” Maslany afirmou.
“Tendo trabalhado numa série da Disney, eu sei por onde as pessoas caem pelas brechas e como as pessoas são exploradas, e é um absurdo a quantidade de dinheiro que não é compartilhada com o elenco e com as pessoas que realmente fazem as séries. Isto é, a equipe, elenco e roteiristas,” continuou a atriz.
No começo do mês, Iger disse que a greve era “perturbadora” e falou que os atores e roteiristas em paralisação “não estão sendo realistas.”
Maslany revidou: “Eu tenho amigos que fazem isso há 30 ou 40 anos e perderam seus planos de saúde porque os salários mínimos são tão relativamente baixos,” explicou a atriz, cuja carreira também inclui Orphan Black. “É como se tivéssemos sido jogados de lado.”
Entenda a greve dos atores
O Sindicato dos Atores – que inclui dubladores, atores da TV, do cinema, apresentadores e mais – está pedindo por salários e benefícios melhores, e uma estrutura justa de pagamento residual que reflita o valor da contribuição deles na produção, levando em conta o crescimento no número de serviços de streaming e sua popularidade.
Outra preocupação dos atores diz respeito à Inteligência Artificial. Eles temem que possam acabar perdendo não só os trabalhos, mas também o controle da própria imagem por conta disso. Um membro do sindicato explicou ao Deadline que o episódio “Joan é Péssima”, da sexta temporada de Black Mirror, é visto como um documentário do futuro pelos atores.
Ao entrar em greve, o Sindicato dos Atores se juntou ao Sindicato dos Roteiristas (WGA) numa paralisação que deve afetar vários setores da indústria de Hollywood. Esta será a primeira greve de atores em 23 anos.
O contrato trabalhista de três anos do WGA com os estúdios se encerrou no dia 1º de maio. Duas semanas antes do fim do contrato, os 98% dos membros do grupo votaram autorizando os conselhos do sindicato a declarar uma greve caso um acordo não fosse fechado, o que aconteceu.
Entre as demandas, está a regulamentação de inteligência artificial e ferramentas como o ChatGPT, reformas nas salas de roteiristas para televisão e uma nova taxa de pagamentos residuais para produções feitas para serviços de streaming. Para saber mais, incluindo o que acontece agora, clique aqui.
Fonte: https://www.chippu.com.br/noticias/tatiana-maslany-detona-bob-iger-disney-greve-dos-atores