Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader
Teve início nesta terça-feira (11) a 5ª edição da Semana Lixo Zero. O evento conta com palestras, oficinas e cursos gratuitos sobre o tema “Humanizar e dignificar os serviços de reciclagem” que ocorrerão até sábado (15), com programação na Associação e Cooperativa Recicle a Vida (Ceilândia) e no Complexo Cultural de Samambaia (Samambaia Sul). As inscrições podem ser feitas via formulário.
A iniciativa é apoiada e fomentada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Sema), por meio de emenda parlamentar, e promovida pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com a Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Recicle a Vida. Também são parceiros o Instituto Lixo Zero Brasil e o Instituto Federal de Brasília.
O evento pretende sensibilizar a comunidade sobre a importância da separação dos resíduos gerados no dia a dia, para que os materiais cheguem até as cooperativas de recicláveis limpos e classificados.
“O tema escolhido para o projeto foi justamente o de humanizar e dignificar os serviços de reciclagem dos catadores, algo que a gente vem trabalhando fortemente para que a população entenda o papel que cada um tem e faça a sua parte na separação dos resíduos”, afirma a gerente de Implantação da Política de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Maria Fernanda Teixeira.
A responsável pelos projetos sociais da Recicle a Vida, Mirian Mendes, conta que a programação busca contemplar diversos assuntos que conversam com o tema da nova edição. “Construímos um projeto consistente, com uma programação multidisciplinar capaz de incentivar e promover debates em torno de uma cultura de consumo e empreendedorismo sustentável, alimentação saudável, políticas públicas, sociedade civil participativa e negócios gerados a partir do lixo zero”, revela.
A programação teve início às 10h com a abertura na sede da Cooperativa Recicle a Vida. Ao longo do dia, foram realizadas a oficina de materiais recicláveis e a palestra Cidades e Escolas Sustentáveis. Entre os dias 12 e 14, os eventos continuam na unidade da associação com temas como eventos sustentáveis, compostagem doméstica, reaproveitamento de alimentos e manutenção de computadores. No dia 15, a programação segue para o Complexo Cultural de Samambaia. Na agenda, ações como mobilização porta a porta com distribuição de panfletos sobre a coletiva seletiva, oficina de compostagem doméstica e atendimento de empoderamento e embelezamento com corte de cabelo e design de sobrancelha.
Confira a programação
5ª Semana Lixo Zero
12/4 (quarta-feira)
Das 13h às 14h30 – Eventos sustentáveis
Das 13h às 14h30 – Reaproveitamento de alimentos
Local: Cooperativa Recicle a Vida (QNM 28, de Ceilândia)
13/4 (quinta-feira)
Das 14h30 às 16h – Oficinas de compostagem doméstica
Das 14h30 às 16h – Oficina Manutenção de computadores: Montagem e componentes do gabinete
Local: Cooperativa Recicle a Vida (QNM 28, de Ceilândia)
14/4 (sexta-feira)
Das 13h às 14h30 – Oficina de construção de objetos com madeira plástica
Das 14h30 às 16h – O que é biodigestor? Conheça a tecnologia de biodigestão
Local: Cooperativa Recicle a Vida (QNM 28, de Ceilândia)
15/4 (sábado)
Das 10h às 12h – Oficinas de compostagem doméstica
Das 10h às 12h – Atendimento de empoderamento e embelezamento: corte de cabelo e design de sobrancelhas
Local: Complexo Cultural de Samambaia (Samambaia Sul)
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/04/11/semana-lixo-zero-chega-a-quinta-edicao-com-programacao-ate-sabado-15/