A TV Brasil apresenta neste domingo, 17 de agosto, uma edição especial e inédita do programa “Samba na Gamboa” que celebra os 90 anos do nascimento do icônico cantor e compositor Candeia (1935-1978). Excepcionalmente, a exibição ocorrerá mais cedo, às 12h30, prometendo reviver grandes sucessos do saudoso sambista.
Homenagem a um Ícone do Samba
Para esta marcante homenagem, a apresentadora Teresa Cristina recebe o talentoso cantor Bico Doce. Juntos, eles revisitam clássicos do vasto repertório autoral do artista, que tinha forte ligação com a Portela. Músicas atemporais como “O Mar Serenou”, “Preciso me Encontrar”, “Testamento de Partideiro” e “Viver” ganham novas interpretações, enquanto a dupla compartilha conversas aprofundadas sobre o significativo legado de Candeia na cultura popular brasileira.
Adicionalmente, o programa “Samba na Gamboa”, uma produção original da TV Brasil, estará disponível para acesso no canal da emissora pública no YouTube e também pelo aplicativo TV Brasil Play. Para aqueles que não conseguirem acompanhar ao vivo, há uma janela alternativa na televisão aos sábados, às 23h. Além disso, a roda de samba é transmitida pela Rádio Nacional, também aos sábados, porém mais cedo, ao meio-dia, alcançando toda a sua rede de ouvintes.
A Trajetória e o Legado de Candeia
Conhecido por sua voz grave e potente, Bico Doce, uma voz proeminente nos pagodes e escolas de samba por todo o país, compartilha com Teresa Cristina a influência duradoura de Candeia no panorama da música popular. Antônio Candeia Filho, cujo nome artístico era simplesmente Candeia, partiu precocemente em 1978, aos 43 anos de idade. Durante o bate-papo, eles exploram a relevância de Candeia como um ícone do carnaval e uma figura intrinsecamente ligada à agremiação Azul e Branco de Oswaldo Cruz. O compositor foi o criador de diversos sambas vitoriosos e históricos para a Portela, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro.
Por conseguinte, a discografia do homenageado é composta por cinco projetos, sendo “Axé – Gente Amiga do Samba” seu último trabalho. Mesmo enfrentando sérios problemas de saúde no final da década de 1970, Candeia conseguiu concluir a gravação deste disco, que foi lançado logo após seu falecimento. Este álbum é, de fato, considerado um dos marcos mais importantes na história do gênero.
De acordo com Bico Doce, “Candeia era autêntico em cada aspecto de sua arte. A própria maneira de cantar, com aquela voz grave e marcante, era singular. Ele representa a luz da minha inspiração”. Essa declaração ressalta a importância do sambista, que deixou sua marca na época e cujas composições, como “O Mar Serenou” e “Preciso me Encontrar”, foram eternizadas por intérpretes como Clara Nunes e Cartola, respectivamente.
Aspectos Pessoais e a Influência na Obra
A produção da TV Brasil revela um lado menos conhecido da vida de Candeia: sua atuação como investigador policial até o ano de 1965. No entanto, sua vida tomou um novo rumo naquele ano, quando foi atingido por um tiro em um acidente de trânsito, o que resultou em paralisia na coluna. A partir desse momento, a obra do sambista adquiriu um tom mais melancólico, com letras profundamente marcadas pela tristeza e nostalgia.
A apresentadora Teresa Cristina, por sua vez, fez questão de homenagear Candeia na atração do canal público. Ela declara na abertura do programa: “O ponto de partida da minha jornada musical foi escutar e cantar as composições desse gênio da cultura brasileira. Ele não só cantou e compôs inúmeras canções maravilhosas, mas, acima de tudo, nos fez refletir sobre o verdadeiro significado de ser sambista. Se estou aqui hoje, devo muito a ele”.
Convidado Destaque: Bico Doce
Cremílson de Jesus Silva, artisticamente conhecido como Bico Doce, nasceu em 1977, um ano antes do falecimento de Candeia. Ele presta tributo ao mestre nesta produção da TV Brasil, participando da tradicional roda de samba. O intérprete de samba-enredo acumula passagens por importantes agremiações carnavalescas no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. No carnaval carioca, Bico Doce ganhou reconhecimento em escolas como Império Serrano, Leão de Nova Iguaçu, Portela, Mangueira e União de Maricá. Em São Paulo, ele defendeu as cores da Vai-Vai e da Mocidade Unida da Mooca.
A Nova Temporada do Samba na Gamboa
A atual temporada do “Samba na Gamboa” marca a estreia de Teresa Cristina como apresentadora do programa da TV Brasil. As gravações ocorreram no Teatro Ruth de Souza, localizado no Parque Glória Maria, em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. O cenário, concebido para as conversas embaladas por sucessos do samba, evoca uma praça colorida no bairro da Gamboa, um local histórico na zona portuária carioca. A presença de uma plateia é outro diferencial que enriquece a atração.
Os encontros musicais contam com o apoio de uma banda de altíssimo nível, liderada pelo lendário Paulão Sete Cordas, que acompanha Teresa Cristina e seus convidados pela vasta riqueza do samba brasileiro. A equipe de músicos é composta por Eduardo Neves nos sopros, João Callado no cavaco, e Paulino Dias, Rodrigo Jesus e Waltis Zacarias na percussão.
Além de sua proeminência como cantora e compositora, Teresa Cristina tem se revelado uma entrevistadora excepcional, conduzindo os diálogos com notável graça, riqueza de informações e, sobretudo, muita emoção. A pesquisa aprofundada sobre a cultura popular é um aspecto fundamental para a artista, que, além do sucesso com o grupo Semente e em sua carreira solo, conquistou ainda mais visibilidade através das lives realizadas nas redes sociais durante o período da pandemia.
Com um cenário renovado, novo pacote gráfico e uma trilha sonora de abertura repaginada, o “Samba na Gamboa” tem exibição semanal aos domingos, às 13h, na programação da TV Brasil. Há também um horário alternativo aos sábados, às 23h. O público pode desfrutar dos conteúdos exclusivos no aplicativo TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora. As edições do programa também são transmitidas pela Rádio Nacional, aos sábados, ao meio-dia, alcançando toda a rede nacional.
Destaques da Temporada e História do Programa
Ao longo desta nova temporada do “Samba na Gamboa”, Teresa Cristina recebe uma plêiade de artistas consagrados do gênero, incluindo nomes como Áurea Martins, Dorina, Dudu Nobre, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Nei Lopes, Tia Surica, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Neguinho da Beija-Flor, Nelson Rufino, Nilze Carvalho, Péricles e Sombrinha. Ademais, o programa da TV Brasil contará com a participação de célebres artistas de outras vertentes da música, como Adriana Calcanhotto, Fabiana Cozza, Hermínio Bello de Carvalho, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Simone Mazzer e Zé Renato. A produção musical desta temporada visa valorizar compositores que criaram grandes sucessos, mas nem sempre obtêm o merecido reconhecimento e espaço na mídia. Portanto, Teresa Cristina recebe nomes como Alex Ribeiro, Alfredo Del-Penho, Claudio Jorge, Mariene de Castro, Moyseis Marques, Serginho Meriti, Toninho Geraes e Zé Roberto. Outros convidados notáveis desta temporada incluem Luísa Dionísio, Marina Íris, Nego Álvaro e Mingo Silva.
Ainda nesta sequência de atrações inéditas, o “Samba na Gamboa” apresenta uma série de programas especiais que enfatizam a importância de personalidades consagradas da sonoridade tipicamente nacional. Esses conteúdos temáticos reverenciam o trabalho de artistas como Arlindo Cruz, Chico Buarque e Paulinho da Viola. Com direção de Shirlene Paixão, esta nova temporada, que marca o retorno das edições inéditas do “Samba na Gamboa”, conta com roteiro e pesquisa do jornalista Leonardo Bruno, um profundo conhecedor do gênero.
Historicamente, o “Samba na Gamboa” tem sido um ponto de encontro para grandes intérpretes das novas gerações, juntamente com nomes consagrados do samba e ícones da MPB, reunidos em uma animada roda de samba. Sob a apresentação de Diogo Nogueira, o programa teve sete temporadas, gravadas entre 2008 e 2018. A atração, inclusive, continua fazendo parte da grade do canal público.