“Cumprimos papel sensível e nobre ao ouvir pessoas, que, na maior parte mais carentes e simples, por nosso intermédio, são orientadas sobre seus direitos e expectativas”
Severino Cajazeiras, secretário de Atendimento à Comunidade
Em três anos de atividade, a Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (Seac) realizou mais de 4,8 mil demandas de várias naturezas, como procura por trabalho, reivindicações na área da saúde, política fundiária, segurança, transporte e mobilidade, entre outras reinvindicações, na maior parte de natureza social.
Nesse triênio, a Seac, que iniciou os trabalhos em 21 de janeiro de 2019, se especializou na missão de aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pelo governo. Esse formato é inovador no Brasil. A secretaria tem perfil transversal e se tornou um mecanismo para valorizar indivíduos e dar voz à sociedade, avalia o titular da pasta, Severino Cajazeiras: “Avalio que cumprimos um papel sensível e nobre ao ouvir pessoas, que, na maior parte mais carentes e simples, por nosso intermédio, são orientadas e encaminhadas sobre seus direitos e expectativas”.
No primeiro ano da Seac, o maior número de atendimentos foi na área da saúde, com 742 processos, o equivalente a 28,2% do total. No mesmo período, a procura por empregos teve 498 registros, ou seja, 18%.
A secretaria trabalha para dirimir dúvidas e aprimorar o conhecimento dos cidadãos, aos quais é oferecida facilidade no acesso aos variados serviços sociais do GDF. Em 2020 e 2021, o tema da procura por emprego manteve-se na liderança entre todas as demandas, no patamar de 20% do total de registros.
A Seac também se empenha no desenvolvimento de potencialidades locais, apoio às lideranças comunitárias para ações de associativismo e voluntariado e à inclusão social, incentivo a projetos solidários e comunitários, desenvolvimento de novas tecnologias sociais e de integração.
*Com informações da Secretaria de Atendimento à Comunidade
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