A Ouvidoria-Geral do Distrito Federal (OGDF), unidade da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), reuniu, nesta terça-feira (29), todos os ouvidores e servidores que atuam nas ouvidorias do Governo do Distrito Federal (GDF) para participarem da Jornada Sigo-DF – Resultados 2022. O evento é uma oportunidade para apresentar os resultados obtidos no ano e premiar os órgãos selecionados no Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria.
O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressaltou o papel da ouvidoria na promoção de um bom relacionamento entre o governo e as pessoas: “A Ouvidoria do GDF é uma referência no Brasil quando o assunto é acolher e atender o cidadão, sempre com comprometimento. E assim vamos inovando aos poucos o governo no sentido de promover uma mudança importante no relacionamento entre o estado e as pessoas, trazendo uma ouvidoria acolhedora, eficiente e solícita para as pessoas”.
“Nós fomos nossa melhor versão neste último ano. Hoje somos uma rede integrada e fortalecida, referência nacional, evoluindo na questão do modelo de maturidade das ouvidorias, cada vez mais inseridas em projetos estratégicos do governo”
Cecília Fonseca, ouvidora-geral do DF
A ouvidora-geral do Distrito Federal, Cecília Fonseca, afirmou que encerra mais um ciclo com sentimento de dever cumprido. “Nós fomos nossa melhor versão neste último ano. Hoje somos uma rede integrada e fortalecida, referência nacional, evoluindo na questão do modelo de maturidade das ouvidorias, cada vez mais inseridas em projetos estratégicos do governo”, disse.
O Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública (MMOuP), que está sendo implementado pela Ouvidoria-Geral do DF, foi desenvolvido para apoiar o processo de melhoria continuada na gestão das unidades de ouvidoria pública. Conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e com a consultoria do Programa da União Europeia para Coesão Social na América Latina (EUROsociAL).
No DF, a rede Sigo-DF (Sistema de Gestão de Ouvidoria do Distrito Federal), implementada há 10 anos, e que integra todas as ouvidorias dos órgãos e entidades do GDF, com atuação em rede, tem sido referência nacional, como ressaltou o ouvidor-geral interino da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Gerhardt: “A Ouvidoria do GDF sempre foi uma inspiração para a Ouvidoria Geral da União”, afirmou.
Resultados
Em 2022, a Ouvidoria-Geral do DF focou na acessibilidade, seja para o atendimento das pessoas com deficiência, seja para dar oportunidade a servidores deficientes. Nesta terça-feira (29), durante a Jornada Sigo-DF, a Ouvidoria-Geral também entregou para os ouvidores e servidores que atuam em ouvidorias do GDF a segunda edição do Manual de Atendimento de Ouvidoria – Sigo-DF e a segunda edição do Guia Metodológico e Estratégia de Implantação da Carta de Serviços – GMEI. Os documentos serão publicados no site da CGDF no dia 7 de dezembro, após as contribuições das equipes de ouvidoria, juntamente com o lançamento do Participa DF.
A Ouvidoria-Geral do DF também tem sido fonte de informações estratégicas para todos os setores do governo, inclusive para realizar o próprio controle interno. Em 2020, por meio do Painel da Ouvidoria, todos os dados referentes às demandas de ouvidorias no DF se tornaram públicos e de fácil e rápido acesso para qualquer pessoa consultar e para que os gestores dos diversos órgãos do GDF pudessem tomar decisões baseadas nas informações de necessidade da população.
Afinal, a cada ano, o cidadão do DF participa mais por meio das ouvidorias, com aumento médio anual de 20% nos registros. “Isso representa uma relação de confiança da população com o serviço de ouvidoria”, afirma a ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca.
Melhores Práticas em Ouvidoria
A Jornada Sigo-DF terminou com a entrega do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria do DF. Um dos vencedores foi a Ouvidoria do Hospital Regional do Gama, com o projeto “Ouvidoria em todos os cantos, da cidade ao campo”. A chefe da Ouvidoria, Eliane de Oliveira, ficou emocionada com o reconhecimento.
“Passamos diversas adversidades na pandemia e a minha equipe ficou envolvida em melhorar o atendimento. Nossa missão era estimular as equipes de saúde a responder os processos de ouvidorias. Fizemos um longo trabalho de conscientização dos nossos servidores. Eu fui a muitas zonas rurais para conversar com cada servidor. E tivemos uma receptividade muito grande. Esse prêmio é a concretização desse trabalho”.
Confira todos os vencedores do 7º Prêmio Melhores Práticas em Ouvidoria
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*Com informações da CGDF
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