Edição Brasília

Peça de teatro “Vestido de Noiva” faz temporada no CCBB Brasília

Sucesso do dramaturgo Nelson Rodrigues ganha montagem da companhia mineira de teatro GOM - Grupo Oficcina Multimédia.
Vestido de Noiva - Foto: Netun Lima

Por Redação Edição Brasília

Vestido de Noiva”, considerado um clássico da dramaturgia brasileira, completa 80 anos. Desde que Nelson Rodrigues apresentou o texto concluído, lá se vão incontáveis sucessos de montagens teatrais e de adaptações para outros meios, como o cinema e a televisão.

A partir desta quinta, 16, os brasilienses poderão conferir a montagem do espetáculo “Vestido de Noiva”, produzida pelo GOM – Grupo Oficcina Multimédia, com apresentações no Centro Cultural Banco do Brasil.

Vestido de Noiva” mescla realidade, memória e alucinação, para contar a história da personagem Alaíde que, após ser atropelada por um carro e hospitalizada, tenta reconstituir sua história na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte. Nesse processo, seu inconsciente e desejos inconfessáveis vêm à tona. Quem vai ajudá-la a juntar os fragmentos de memória, é a enigmática Madame Clessi.

Na peça, dividida em três atos, Nelson Rodrigues conta a história a partir do âmago da personagem, ou seja, de seu espírito, de sua psique, de sua alma. 

A montagem que faz temporada no CCBB, preserva a dramaturgia original da obra do autor Nelson Rodrigues, incorporando soluções cênicas que são marcas da identidade do GOM. “O material cênico tem rodinhas e alturas variadas, o que possibilita aos atores se posicionarem em níveis diferentes, conferindo à cena uma atmosfera de flutuação e, ao cenário, uma mobilidade fluida“, afirma Ione de Medeiros, diretora do espetáculo.

Fotos: Netun Lima

Para a diretora, a peça, escrita em 1943, deu início a uma transformação do teatro brasileiro. Segundo Ione, o texto lida com o inconsciente e com a falta de uma ordem cronológica, “o que nos desafiou a construir uma dinâmica de montagem que pudesse levar o público à compreensão destas camadas de acontecimentos e diálogos, que se relacionam“, ressalta.

O Grupo Oficcina Multimédia, sediado em Belo Horizonte, está em atuação há 45 anos, ininterruptamente. Sua última passagem por Brasília foi em 2005, quando apresentou o espetáculo A Acusação. Após de encenar “Vestido de Noiva” nos CCBBs de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, o GOM encerra turnê nacional em Brasília.

Serviço:
Vestido de Noiva – Teatro
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Setor de Clubes Especial Sul  – SCES Trecho 02
Temporada: de 16 de novembro a 9 de dezembro de 2023
Horários: de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Sessão extra: 6 de dezembro, quarta-feira, às 20h, com tradução em Libras
Ingresso: R$ 30,00 (inteira), e R$ 15 (a meia para estudantes, professores, profissionais da saúde, pessoa com deficiência (e acompanhante, quando indispensável para locomoção), adultos maiores de 60 anos e clientes BB).
À venda em www.bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Brasília
Capacidade do teatro: 327 lugares (sendo 07 espaços para cadeirantes e 3 assentos para pessoas portadoras de obesidade)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 14 anos