Reforço Estrutural dos Viadutos Avança no Eixão Norte
O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo R$ 13,5 milhões na recuperação dos viadutos do Eixão Norte. As obras, realizadas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), visam aumentar a segurança e prolongar a vida útil das estruturas, que há mais de 50 anos não recebiam intervenções.
A intervenção abrange desde a limpeza das estruturas até a reconstrução de lajes e pavimentos asfálticos. Segundo o engenheiro responsável, Paulo Henrique Jardim Thees, o objetivo é prevenir desgastes futuros. “Estamos retirando vergalhões corroídos e reforçando a estrutura para evitar riscos de colapso”, explicou Thees.
Obras Ampliam Capacidade e Corrigem Restrição a Veículos Pesados
Um dos principais benefícios do projeto é a eliminação da proibição de tráfego de veículos pesados, que vigora atualmente nos viadutos. A obra implementará uma nova estrutura, aumentando a capacidade de suporte para o trem-tipo 45, em substituição ao atual trem-tipo 36. Essa alteração evita sobrecargas e garante maior durabilidade.
Além da melhoria estrutural, o projeto inclui pintura antipichação, instalação de novas lajes de concreto armado, reconstrução de guarda-corpos e passeios para pedestres.
População Apoia as Intervenções
Moradores e comerciantes da região reconhecem a importância das obras. Cláudio Alves da Silva, comerciante há 34 anos no Setor Bancário Norte, destacou a relevância da iniciativa. “Nunca vi uma obra dessa magnitude aqui. É algo necessário e traz segurança para todos”, afirmou.
A analista Arinete Cintra também comentou sobre a necessidade da intervenção. “As obras podem causar desconforto, mas são essenciais para manter as estruturas seguras e funcionais com o passar do tempo”, reforçou.
Desvios Garantem Fluidez no Trânsito
Para minimizar o impacto no trânsito, o fluxo de veículos foi desviado para alças de acesso localizadas próximas ao edifício dos Correios e ao prédio da Vale do Rio Doce. O diretor de Planejamento da Novacap, Carlos Spies, afirmou que os desvios mantêm a fluidez na região. “As alças cumprem o mesmo papel das utilizadas na reconstrução do viaduto do Eixão Sul, garantindo que o trânsito continue fluindo”, explicou.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) projetou o desvio para minimizar impactos e preservar o tráfego nos eixinhos. “O desvio foi planejado com o menor impacto possível, mantendo o trânsito livre no sentido Sul/Norte”, acrescentou Spies.
Caminhos Alternativos e Mobilidade Urbana
Apesar de os desvios garantirem a fluidez do trânsito, os motoristas têm à disposição rotas alternativas, como as vias L2 Norte, W3 Norte e a Estrada Parque das Nações. Essas opções proporcionam acesso rápido e seguro à Asa Sul durante o período das obras.