Edição Brasília

O Senhor dos Anéis ganhará filme focado em Gollum em 2026

Warner Bros. anuncia oficialmente o desenvolvimento de mais um longa-metragem na Terra-Média

Um novo filme de O Senhor dos Anéis produzido pela Warner e New Line, responsáveis pela trilogia original no cinema e pelos filmes de O Hobbit, será lançado em 2026. Peter Jackson, diretor das adaptações anteriores vai produzir, e o diretor será Andy Serkis, que viveu Gollum no cinema e que também retorna ao papel.

O filme tem título provisório de The Lord of The Rings: The Hunt for Gollum. Em tradução direta: O Senhor dos Anéis: A Caça por Gollum.

Este, curiosamente, é o título de um fan-film lançado no YouTube com base nos apêndices dos livros de Tolkien que revelam Gandalf e Aragorn caçando Gollum antes dos eventos da trilogia principal (ou seja, não descarte versões mais jovens dos personagens de Viggo Mortensen e Ian McKellen). Mas Tolkien, naturalmente, não deu muitos detalhes dos acontecimentos, e os fãs inventaram muita coisa. Se essa for a história do longa, a Warner fará a mesma coisa.

Opinião: Com filme do Gollum, Senhor dos Anéis entra na sua era Marvel nos cinemas

Jackson “estará envolvido em cada momento” do desenvolvimento e é um dos produtores, informa o comunicado da Warner. O roteiro está, atualmente, sendo escrito.

Ano passado, a Warner Bros. anunciou que tinha firmado um acordo para trabalhar com a nova dona dos direitos de Senhor dos Anéis, Embracer Group, em novos filmes live-action. Esse seria o primeiro deles.

O acordo da Warner com a atual detentora dos direitos de O Senhor dos Anéis — o Embracer Group AB, que adquiriu a franquia da Saul Zaentz Company ano passado — deve permitir que o estúdio use no cinema os principais personagens da saga, como Aragorn, Gandalf, Bilbo, entre outros. O estúdio brigou na justiça por anos com o espólio de Tolkien até firmar um acordo em 2017.

Desde então, o espólio também vendeu direitos de adaptação para a Amazon, que investiu US$ 500 milhões na produção da série Os Anéis de Poder, cuja primeira temporada estreou em 2022.

Em teoria, o primeiro projeto da Warner será uma animação baseada no universo de Senhor dos Anéis chamada O Senhordos Anéis: A Guerra dos Rohirrim, que tem estreia prevista para dezembro de 2024.

A história de Guerra dos Rohirrim – cavaleiros do reino de Rohan – se passa mais de um século antes dos eventos da trilogia original e acompanhará a vida de Helm Hammerhand, Rei de Rohan. Ele foi mencionado por J.R.R. Tolkien nos apêndices dos livros, mas sua história nunca foi detalhada. No filme, veremos Helm e seu povo montando uma última linha de defesa na fortaleza de Hornburg em meio aos ataques de Wulf, um lorde Dunlending.

Fonte: Chippu