Um ano após sua reinauguração, o novo Pistão Sul consolidou-se como um eixo fundamental de mobilidade no Distrito Federal, transformando a rotina de mais de 60 mil motoristas que circulam diariamente pela via. A intervenção, realizada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e que recebeu um investimento robusto de R$ 43 milhões, trouxe pistas mais seguras, trânsito significativamente mais fluído e uma infraestrutura moderna para Taguatinga.
Entregue em setembro do ano passado, a obra abrangeu a troca completa do pavimento asfáltico, a construção de redes de drenagem de águas pluviais, a implantação de ciclovias segregadas e uma nova sinalização vertical e horizontal. O trecho revitalizado totaliza 10,8 km (em ambos os sentidos) e é vital para a conexão de cidades como Águas Claras, Arniqueira, Riacho Fundo, Vicente Pires e Ceilândia. Além de ser um corredor de tráfego, o Pistão Sul é um polo comercial que atrai moradores de todo o DF.
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância estratégica da via durante a solenidade de entrega. “Esta é uma via de ligação crucial, não apenas para a população de Taguatinga, mas para todos que acessam a Região Sul do Distrito Federal. Por aqui, passam motoristas vindos do Recanto das Emas e Riacho Fundo, muitas vezes buscando acesso à Estrutural ou à EPTG”, afirmou o governador, ressaltando o papel da obra na malha viária da capital.
Ampliação de Faixas e Eliminação de Gargalos
Os trabalhos foram executados por empresas contratadas sob a supervisão do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). A primeira etapa da obra, iniciada em 2023, concentrou-se na ampliação da capacidade do viaduto que cruza a linha do metrô. Segundo Cristiano Cavalcante, superintendente de Obras do DER-DF, essa mudança foi essencial para gerenciar o fluxo intenso de veículos.
“Antes, o Pistão Sul contava com duas faixas e um acostamento. Visto que circulam cerca de 60 mil veículos por dia, sentimos a necessidade de ampliar o fluxo, transformando o acostamento em uma terceira faixa de rolamento”, explicou Cavalcante. O estreitamento que historicamente causava congestionamentos na chegada ao elevado foi completamente eliminado. “Redimensionamos as faixas e removemos uma barreira de concreto que existia, garantindo três faixas sobre o viaduto, sem comprometer a circulação segura de pedestres.”
Além do viaduto, toda a extensão do Pistão Sul – da EPNB à EPTG – ganhou essa faixa adicional. Onde antes existiam duas faixas, agora são três em cada sentido, reduzindo drasticamente os gargalos no tráfego. “Fizemos isso nos dois lados da via, beneficiando tanto quem segue para Taguatinga quanto quem retorna para a EPNB”, complementou o superintendente.
Pavimento Novo e Segurança para Ciclistas
A segunda etapa da obra focou na reconstrução completa do pavimento. O Pistão Sul nunca havia recebido uma restauração deste porte desde sua implantação, apresentando um desgaste significativo. “Trocamos todo o asfalto antigo e deteriorado, reforçando a estrutura em trechos que exigiram escavação de até um metro de profundidade”, detalhou Cavalcante. Ele garantiu que, com a reconstrução total, o novo pavimento deve durar pelo menos dez anos sem a necessidade de novas intervenções estruturais.
Outro ponto crucial foi a implantação da ciclovia segregada no canteiro central. Anteriormente, ciclistas dividiam espaço com os veículos na pista, o que comprometia a fluidez e aumentava o risco de acidentes. “Com a ciclovia separada, garantimos segurança para quem pedala e, ao mesmo tempo, melhoramos a fluidez dos veículos”, afirmou o superintendente. A estrutura conta com sinalização completa e gradis de proteção em pontos estratégicos.
A melhoria na infraestrutura de Taguatinga não se limitou ao Pistão Sul. O DER-DF também realizou o rejuvenescimento do pavimento no Pistão Norte, aplicando micro revestimento asfáltico para garantir qualidade e conforto aos usuários, resolvendo uma demanda antiga da comunidade.
Impacto Econômico e Satisfação dos Usuários
O administrador regional de Taguatinga, Renato Andrade, confirmou que o pacote de obras era uma demanda histórica de motoristas, pedestres e, principalmente, comerciantes. “As vias estão desobstruídas, sem buracos, com muito mais fluidez”, comentou. Andrade acredita que a melhoria na infraestrutura tem sido um fator de atração para consumidores de outras regiões do DF, impulsionando a economia local.
O professor Lauro César Pereira, morador e trabalhador da região, atesta a mudança. “Dá para perceber uma melhoria muito boa com relação ao trânsito, à mobilidade, com a ampliação da pista. Antes havia mais acidentes e muito engarrafamento, e agora percebemos uma fluidez melhor do trânsito. A mobilidade aqui no Pistão Sul está perfeita”, avaliou.
Francisco Paulo da Silva, gerente comercial de uma mecânica às margens da pista, também notou o impacto positivo. Morador do Riacho Fundo, ele viu o fluxo de clientes aumentar. “Vimos uma evolução no trânsito e a ciclovia também ficou muito bacana. Temos mais fluxo de clientes hoje e eles vêm mais tranquilos, sem pegar trânsito para chegar aqui na loja”, concluiu Francisco. A avenida, que integra a EPCT/DF-001, continua sendo a principal rota de conexão entre o centro de Taguatinga e grandes eixos como a EPTG e a EPNB.



