O Metrô de São Paulo implementou uma novidade significativa a partir desta segunda-feira, 1º de dezembro, ao iniciar a aceitação de pagamentos por aproximação em cartões de débito e crédito. Inicialmente, este projeto piloto está disponível nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha, marcando um passo importante na modernização dos sistemas de bilhetagem do transporte público paulista.
Inovação no Pagamento do Transporte Público
A iniciativa visa simplificar o acesso aos trens, permitindo que os passageiros utilizem seus cartões físicos com tecnologia NFC (Near Field Communication) diretamente nas catracas. Além disso, o projeto-piloto não se restringirá apenas às duas linhas iniciais. Posteriormente, durante o mês de dezembro, a funcionalidade será estendida para as linhas 2-Verde e 15-Prata, ampliando a abrangência da conveniência para mais usuários da capital.
O período de teste está programado para durar seis meses, com a possibilidade de prorrogação. Durante este tempo, a gestão do Metrô acompanhará de perto a aceitação e o feedback dos passageiros. Portanto, os dados coletados serão cruciais para avaliar a eficácia do sistema e realizar quaisquer ajustes necessários, garantindo uma experiência otimizada para todos.
Detalhes da Aceitação e Uso dos Cartões
Para a segurança e organização do sistema, serão aceitos cartões das bandeiras Mastercard, Visa e Elo que possuam a funcionalidade de pagamento por aproximação. Entretanto, é importante ressaltar que, nesta fase inicial do projeto, cartões virtuais em smartphones ou smartwatches não serão contemplados. Assim, a prioridade é testar a aceitação e o funcionamento dos cartões físicos antes de expandir para outras modalidades digitais.
Adicionalmente, o uso dos cartões durante o período de teste possui algumas regras específicas. Por exemplo, será permitido o pagamento de apenas uma passagem por cartão utilizado em cada transação, e as regras de integração tarifária com outros modais não se aplicam neste momento. Além disso, após o uso, o mesmo cartão só poderá ser utilizado novamente em uma catraca do Metrô após um intervalo de 30 minutos. Contudo, este período poderá ser ajustado após uma análise aprofundada dos resultados dos testes iniciais.
Para facilitar o processo, cada estação contará com uma catraca exclusiva e devidamente sinalizada para os pagamentos com cartões de débito e crédito por aproximação. Mais ainda, nas estações de maior movimento, promotores identificados estarão à disposição para orientar os usuários e auxiliar no uso correto da nova tecnologia. Em suma, a administração do Metrô destacou que a novidade oferece benefícios consideráveis aos passageiros, incluindo rapidez no embarque — já que a transação ocorre em segundos —, maior conveniência ao dispensar recargas e o uso de dinheiro físico, e uma melhoria no fluxo de pessoas nas estações, integrando-se com meios digitais e ampliando as opções disponíveis. Para ficar por dentro de mais notícias e atualizações, você pode seguir o canal da Agência Brasil no WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaoRTgrInlqYLSk59B2M.
Estações Contempladas na Fase Inicial
As estações da Linha 1-Azul que já aceitam o pagamento da tarifa por aproximação são: Tucuruvi (com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (com orientadores), Liberdade (com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas e Conceição.
Na Linha 3-Vermelha, as estações que aceitam o novo método de pagamento incluem: Palmeiras-Barra Funda (com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (com orientadores), Anhangabaú (com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (com orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (com orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.
Expansão Futura: Linhas 2-Verde e 15-Prata
Conforme anunciado pelo Metrô, ao longo do mês de dezembro, outras estações serão incorporadas ao projeto. A saber, as seguintes estações da Linha 2-Verde passarão a aceitar o pagamento por aproximação: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente.
Por fim, na Linha 15-Prata, a lista de estações que integrarão o sistema inclui: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus e Jardim Colonial. Assim, a expansão gradual garante uma transição suave e monitorada para o novo método de pagamento em mais áreas da rede metroviária.



