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MEC lança consulta nacional para melhorar Programa do Livro Didático

Consulta pública permitirá que gestores de educação avaliem o impacto das obras do PNLD nas práticas pedagógicas
Educação Básica
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

MEC Inicia Diagnóstico do PNLD com Participação de Gestores

O Ministério da Educação (MEC) iniciou uma consulta pública com gestores de educação de todo o país para avaliar o impacto das obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A pesquisa, disponível até 31 de janeiro, busca coletar impressões sobre a utilização dos livros em sala de aula, visando aprimorar o programa.

O questionário foi enviado por e-mail para dirigentes e secretários municipais de educação, mas também está acessível pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Essa é a primeira iniciativa de diagnóstico do programa, e novas consultas serão realizadas em 2025 para aprofundar a análise.

Objetivo é Melhorar o Processo de Ensino

O objetivo da pesquisa é entender como os materiais do PNLD contribuem para a educação e identificar pontos que podem ser aprimorados. Além de medir o impacto dos livros didáticos no ensino, o MEC pretende usar as informações coletadas para adaptar o programa às necessidades das escolas.

A Secretaria de Educação Básica do MEC está conduzindo o levantamento, com apoio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). A colaboração de gestores locais é essencial para mapear as práticas pedagógicas adotadas nas redes municipais e estaduais.

Professores e Gestores Participam da Iniciativa

A pesquisa já conta com a participação de professores, que compartilharam suas experiências sobre o uso dos livros do PNLD em sala de aula. Agora, a consulta se estende aos gestores escolares, ampliando a análise para obter um retrato mais fiel da realidade educacional do país.

Instituições como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) estão apoiando a iniciativa. A parceria fortalece o processo, garantindo maior representatividade nas respostas e maior alcance da consulta.

Participação É Fundamental para Aprimorar o PNLD

O MEC reforça a importância da participação ativa de gestores municipais e estaduais na pesquisa. A contribuição direta das escolas permitirá a formulação de políticas educacionais mais alinhadas à realidade do ensino público.

A expectativa é que os resultados iniciais ajudem a promover ajustes no processo de distribuição, escolha e uso dos livros didáticos, garantindo que os materiais cheguem com maior qualidade e impacto nas salas de aula.