Edição Brasília

Inep anula 3 questões do Enem 2025 por vazamento; gabaritos antecipados

Inep anula três questões do Enem 2025 do 2º dia por vazamento e antecipa para esta quarta (19) a divulgação de gabaritos e provas. Polícia Federal investiga o caso.
Enem 2025 questões vazadas
Foto: Angelo Miguel/MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (19) os gabaritos e os cadernos de questões referentes ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado no último domingo (16). Esta publicação, entretanto, veio acompanhada de uma importante notícia: a anulação de três questões da prova devido a um suposto vazamento. Além disso, a Polícia Federal já iniciou uma investigação para apurar os fatos.

Divulgação Antecipada de Gabaritos e Provas

A divulgação dos gabaritos e dos cadernos de questões ocorreu um dia antes do previsto inicialmente. O ministro da Educação, Camilo Santana, havia anunciado em entrevista no domingo que o material estaria disponível na quinta-feira (20). No entanto, o Inep decidiu antecipar a publicação para esta quarta-feira (19).

Essa antecipação, aliás, foi uma resposta direta à identificação de relatos sobre um possível vazamento de questões que se assemelhavam às aplicadas no Enem 2025. Consequentemente, a autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação, tomou a decisão técnica de anular as três questões da prova do segundo dia, realizada no domingo. Os cadernos e gabaritos estão atualmente organizados por dia de aplicação, cor e tipo de caderno no portal oficial do Inep.

Suspeita de Vazamento e Anulação de Questões

Em uma entrevista concedida à TV Educativa do Ceará, na terça-feira (18), o ministro Camilo Santana forneceu detalhes sobre o incidente. Ele explicou que, segundo as informações que obteve, uma pessoa que participou de um pré-teste do Enem teria divulgado as questões desse processo em uma transmissão ao vivo pela internet, alguns dias antes da aplicação da prova. Portanto, o Inep agiu para preservar a equidade.

O ministro justificou a decisão de anular as questões, explicando que, embora “alguns milhares” de pessoas tenham tido acesso à live dessa pessoa, em um universo de mais de 4 milhões de participantes, a anulação foi uma medida preventiva crucial. Desse modo, a ação visou assegurar a isonomia e a integridade de todo o processo do Enem. Além disso, ele informou que a Polícia Federal foi acionada para investigar o incidente e garantir a apuração da confidencialidade do processo.

Manutenção da Validade das Demais Questões

Apesar da anulação das três questões, o ministro Camilo Santana fez questão de reforçar que as demais 87 perguntas do segundo dia de provas do Enem 2025 permanecem válidas. Ele assegurou que, para evitar prejuízos aos candidatos, o Inep optou pela anulação das três perguntas. Contudo, as 87 questões restantes, a prova de redação e todo o conteúdo elaborado e aplicado durante os dois dias de exame permanecem totalmente válidos, garantindo a continuidade do processo avaliativo.

Detalhes das Provas do Segundo Dia e Acessibilidade

No dia 16 de novembro, os participantes enfrentaram 90 questões de múltipla escolha. Destas, 45 itens abordavam Ciências da Natureza e suas Tecnologias, incluindo Biologia, Química e Física, enquanto os outros 45 itens eram de Matemática e suas Tecnologias. Os cadernos das provas do segundo dia também foram disponibilizados em versões adaptadas para leitores de tela, visando atender pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão.

Nesse sentido, o Inep esclarece que o software NonVisual Desktop Access (NVDA) é utilizado para capturar as informações de texto e transformá-las em fala, facilitando o acesso ao conteúdo para esses candidatos. Adicionalmente, os gabaritos e cadernos de questões podem ser baixados e lidos com o suporte do Dosvox, um programa que se comunica com o usuário por meio de síntese de voz, reforçando o compromisso com a acessibilidade.

Entendendo a Nota do Enem: A Teoria de Resposta ao Item (TRI)

É fundamental destacar que o número de respostas corretas não corresponde diretamente à nota final do candidato. Para o cálculo das proficiências dos participantes no Enem, o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este modelo matemático considera a coerência das respostas dos participantes, identificando a consistência das escolhas de acordo com o grau de dificuldade de cada questão. Dessa forma, a TRI busca uma avaliação mais justa e precisa do conhecimento do estudante. Para mais informações, saiba como é calculada a nota do Enem.

Logística da Aplicação do Enem 2025

As provas do Enem 2025 foram aplicadas no dia 16 de novembro em uma vasta estrutura logística. Cerca de 165 mil salas, distribuídas em 1.805 municípios por todas as 27 unidades da federação, receberam os candidatos. Conforme informado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, aproximadamente 70% dos inscritos confirmados, que totalizam 4,81 milhões, participaram dos dois dias do Enem 2025 em todo o país. Esse percentual demonstra a ampla adesão dos estudantes ao exame.

Prazos e Condições para Reaplicação do Exame

Candidatos que não puderam comparecer às provas por motivos de doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos têm a oportunidade de solicitar a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. Similarmente, os candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que tiveram a aplicação adiada devido à passagem de um tornado que afetou o município, também têm direito a solicitar a reaplicação das provas do Enem.

Para os casos previstos no edital desta edição do Enem, a solicitação de reaplicação deve ser realizada exclusivamente na Página do Participante, no site oficial do Inep. O prazo para essa solicitação, que teve início na segunda-feira (17), se encerra impreterivelmente às 12h (horário de Brasília) desta sexta-feira (21).