É muito comum presenciarmos pequenos empresários reclamarem sobre a realidade financeira de seus negócios. Será que estão atentos à melhor forma de praticar uma boa gestão financeira, baseada em princípios e regras básicas para os pequenos negócios?
Na Maioria das vezes, a resposta é não. E os erros são quase sempre os mesmos. Alguns deles, os maiores na verdade, são:
1 – Não ter um bom CONTROLE FINANCEIRO – O controle financeiro é o mecanismo onde se anota tudo, 100%, das entradas e saídas de dinheiro do caixa de uma empresa/negócio. Cada centavo faz diferença na hora de analisar, mas o controle financeiro é negligenciado muitas vezes. Não é raro ouvir alguns pequenos empresários dizerem coisas do tipo: “Não preciso anotar, eu tenho tudo na cabeça”. Mas, na prática, a história é outra e sem conhecer de verdade qual a realidade financeira do negócio, é muito difícil tomar as decisões corretas.
2 – Copiar estratégias e preços dos concorrentes – Quem nunca viu um pequeno empresário baixar o preço, só porque o concorrente baixou? A verdade é que cada empresa, cada negócio, tem sua realidade e é preciso conhecer a fundo essa realidade (olha o controle financeiro fazendo falta aí de novo!). Muitas vezes, se basear no movimento de um concorrente para tomar uma decisão, acaba sendo um tiro no pé. Primeiro, porque o empresário nem sabe se o concorrente planejou bem o movimento dele e, segundo, porque a realidade atual e circunstancial dele para fazer esse movimento, pode ser totalmente diferente. Por incrível que pareça, esse é um dos erros mais comuns que a gente vê por aí.
3 – Não separar finanças pessoais das finanças da empresa – Eu sei, esse parece ser o erro mais básico e óbvio até aqui. Mas é uma triste realidade de muitos negócios. Na verdade, esse erro é bem mais comum do que se possa imaginar. Essa não separação distorce TOTALMENTE os números e a realidade financeira de um negócio, tornando quase impossível que seja tomada alguma decisão bem fundamentada e correta. Esse é o tipo de erro, em que o próprio empresário é quem está “boicotando” o sucesso de seu negócio.
4 – Não buscar conhecimento e capacitação em gestão – No fundo, no fundo, esse é o erro que resume todos os outros. A falta de capacitação em gestão financeira leva os pequenos empresários a misturarem suas finanças pessoais, com as da empresa, a se desesperarem a qualquer movimento dos concorrentes e querer copiar, sem um planejamento adequado ou mesmo a subestimarem a importância de um bom controle financeiro, onde cada centavo é controlado e anotado. Talvez, por isso, esse seja o erro mais devastador, mas por outro lado é fácil de resolver, como disse certa vez o personagem de memes que surgiu nas redes, E.T. Bilu: “Busquem Conhecimento!”
Buscar um conhecimento e se aperfeiçoar como bons gestores, leva empresários a se tornarem mais sábios, a tomarem melhores decisões e alavancarem de verdade o crescimento de seus negócios.
Conhecimento nunca é demais. Na verdade, é melhor, mais lucrativo e proveitoso ativo que qualquer empreendedor pode ter. Então, vamos continuar avançando sempre em busca de ter mais conhecimento, mais estratégias bem fundamentadas e construirmos melhores negócios.
André Sanches – Colunista Edição Brasília