Ícone do site Edição Brasília

GDF prepara novo edital para contratação de serviços de terapia intensiva

Credenciamento traz maior eficiência ao Sistema Único de Saúde (SUS), pois possibilita melhor distribuição de paciente e giro rápido de leitos da rede | Foto: Bremo Esaki/ Agência Saúde-DF

Um novo edital de credenciamento para a contratação de serviços de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, em caráter complementar, está em elaboração. Os contratos vigentes entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e os hospitais privados estão regidos por edital realizado em 2009.

Devido a mudanças administrativas, populacionais, normativas e técnicas, o edital necessita de atualização. O objetivo é adequar a convocação das empresas à atual realidade da capital federal.

O credenciamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) traz, segundo a coordenadora substituta de Atenção Especializada à Saúde, Julliana Macêdo, maior eficiência ao Sistema Único de Saúde (SUS). “O processo possibilita a melhor distribuição de pacientes, conforme a necessidade, evitando a sobrecarga de determinados hospitais, mas garantindo a cobertura assistencial eficaz”, diz.

O aumento populacional torna os leitos na rede pública insuficientes para atender toda a demanda. Dessa maneira, o trabalho em conjunto à rede complementar desafoga portas de urgências e emergências, pois permite que pacientes críticos sejam transferidos com mais agilidade a outras unidades de saúde.

“A contratação, portanto, é um passo crucial para fortalecer o sistema de saúde pública, garantindo que ele esteja preparado para atender, de forma complementar, as necessidades da população de forma eficiente e equitativa”, destaca Julliana Macêdo.

Após a elaboração do novo edital, o próximo passo é a publicação do documento, com a habilitação e a formalização de novos contratos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile