Pernil assado ao molho Califórnia, coxa e sobrecoxa de frango assadas ao molho de ervas, salada tropical, farofa, arroz, feijão, suco de abacaxi com hortelã e chocolate de sobremesa. Este foi o banquete de Natal, com custo simbólico de apenas R$ 1, que se tornou realidade para mais de 4 mil pessoas que compareceram ao Restaurante Comunitário Sol Nascente, na QNR, em Ceilândia, para a edição 2025 da campanha “Nosso Natal”, promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
A expectativa era alta. Logo cedo, antes mesmo da abertura para o almoço, moradores da região já formavam longas filas para garantir um lugar à mesa. “Quero ser a primeira, ainda mais se a comida for tão boa como foi no ano passado”, afirmou a dona de casa Marizete Silva, com as moedas na mão, ansiosa para saborear as delícias preparadas pela equipe do restaurante.
Enquanto o almoço não era servido, o estacionamento externo da unidade se transformou em uma grande área de lazer e serviços. Brinquedos infláveis, pintura de rosto, distribuição de kits dentais e uma tenda para aplicação de vacinas davam o pontapé inicial ao dia de festa. Dentro do restaurante, o salão estava completamente transformado: mesas forradas em vermelho e verde, festões, bolas, uma árvore de Natal e um trono aguardavam a chegada do Papai Noel.
Banquete Especial e Logística de Acolhimento
A cozinha do Restaurante Comunitário Sol Nascente trabalhou em ritmo acelerado, sob a supervisão do chef Adeilton Macedo Ferreira e da nutricionista Lana Munhoz. Cerca de 30 pessoas, todas em clima de festa, garantiram que o cardápio especial fosse entregue com qualidade. “Muda todo o processo que estamos acostumados no dia a dia da unidade. Hoje são dois tipos de carne, a quantidade servida é maior, estamos focados”, explicou a nutricionista. Diariamente, a unidade Sol Nascente serve, em média, 3 mil refeições, mas o evento de Natal exigiu um esforço logístico ainda maior.
A realização do evento contou com a colaboração de diversas secretarias e órgãos do GDF. As secretarias de Relações Internacionais (Serinter) e de Obras e Infraestrutura (SODF), a Novacap, a Administração Regional de Ceilândia, a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores do DF (DF-Previcom), a Sociedade de Abastecimento de Brasília S.A. (SAB) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ficaram responsáveis por decorar o espaço e servir a refeição aos frequentadores.
Fernando Leite, presidente da Novacap, destacou a importância da participação anual da companhia. “Este é um evento da maior importância, inspirado pelo governador Ibaneis Rocha. Participamos da ideia dos restaurantes comunitários desde o início, fazendo a obra e discutindo o projeto, que é dar uma refeição por R$1 para toda a população. É uma grande alegria para todos nós poder participar dessa ação social, numa data tão significativa que é o Natal”, afirmou.
Cuidado, Dignidade e a Voz da Comunidade
O serviço de almoço começou pontualmente às 11h, mas o dia especial foi enriquecido com shows de artistas locais, como Binha Ramalho e Marcinho Oliveira, que mantiveram o público animado. Autoridades também se juntaram à equipe para servir os frequentadores, demonstrando o envolvimento do governo com a comunidade. O presidente em exercício da DF Previcom, Bruno Macedo, que participava pela primeira vez, expressou sua satisfação: “É muito gratificante ver a comunidade recebendo um dia tão diferente nesta época de união e celebração, e ver, na cara de cada uma das pessoas, o quanto esse momento faz a diferença na vida delas.”
A aposentada Delza Balduíno, moradora da região, aprovou o cardápio especial ao lado do neto Vinícius, de 12 anos. “Eu venho sempre e adoro a comida, mas hoje, vendo tudo tão enfeitado, dá vontade de pedir ao governo que seja assim o ano todo”, disse ela. O neto complementou, encantado: “A mesa forrada está muito chique, não é vó?”
O gesto de cuidado, notado pelos frequentadores que tiravam selfies e fotos, foi um dos pontos altos, como ressaltou o administrador de Ceilândia, Dilson Resende. “O almoço especial nos restaurantes comunitários de Ceilândia representa mais do que uma refeição; é um gesto de cuidado, acolhimento e respeito com as famílias que mais precisam. Nosso compromisso é garantir dignidade alimentar, especialmente em datas simbólicas, reforçando a política de segurança alimentar e a presença do poder público junto à população”, pontuou Resende.
A Alegria do Papai Noel e o Brilho nos Olhos
O Restaurante Comunitário Sol Nascente atende majoritariamente famílias da própria comunidade, o que torna os dias especiais ainda mais marcantes. O gerente regional Josenilson Barbosa explicou que “dias especiais como o de hoje, marcam e ficam na memória sempre que eles vêm nos outros dias”.
O motorista Valdivino da Silva Nunes, frequentador assíduo, elogiou a iniciativa, lembrando que o restaurante foi essencial durante a pandemia. “O que eu ganho no meu trabalho para pagar alimentação não daria para minha refeição em outro lugar, mas aqui, comem eu, minha esposa e meu filho, todo santo dia”. Sua família confirmou a qualidade: “O frango daqui é uma delícia e é o que eu mais gosto. Venho todos os dias, depois da escola”, contou o filho Alan, de 11 anos.
Para o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, esses depoimentos reforçam a importância dos equipamentos públicos. “Este é um dia importante para comemorar junto com a população demonstrando o cuidado e o carinho do nosso governo. Os restaurantes mostram a presença do Estado nas cidades, junto da comunidade, em especial, as mais necessitadas.”
O momento mais aguardado pela garotada chegou quando Papai Noel surgiu em uma caminhonete, acenando e distribuindo alegria. Ele trouxe cerca de 200 brinquedos, arrecadados pelos servidores da SAB, que foram distribuídos para as crianças. O menino Nícolas Rodrigues, de 8 anos, mal podia acreditar. “Eu vim para almoçar e ainda ganhei uma bola, nem imaginava”, disse, enquanto saboreava seu frango ao molho de ervas.
O secretário-executivo da Serinter, Paulo Cesar Chaves, concluiu que a ação vai além da segurança alimentar. “Esta ação do GDF é ainda mais gratificante quando, além de garantir uma refeição de qualidade para todos, podemos ver os olhos das crianças brilhando e felizes com a presença do Papai Noel e com o brinquedo nas mãos. É um dia muito significativo que mostra o cuidado deste governo com as pessoas mais vulneráveis.”



