Ícone do site Edição Brasília

GDF investe R$ 32,3 milhões na modernização das placas de endereçamento urbano

Endereçamento Urbano

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) está investindo R$ 32,3 milhões na substituição e manutenção das placas de endereçamento em todas as 35 regiões administrativas. A ação, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), é realizada em parceria com a empresa Sinales, responsável pelo mapeamento, fabricação e instalação das novas sinalizações.

Progresso e Impacto

Desde o início do contrato, mais de 9 mil placas foram instaladas, gerando aproximadamente 140 empregos diretos e indiretos. Cidades como Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Água Quente já tiveram suas sinalizações completamente renovadas, com a instalação de 2.100, 1.500, 450 e 100 placas, respectivamente.

Próximas Etapas

Atualmente, o serviço está em andamento em Sobradinho II, São Sebastião, Gama, Paranoá, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Samambaia, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Estrutural. Em dezembro, a iniciativa será expandida para Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Itapoã e Riacho Fundo II. A expectativa é que, até o final do ano, aproximadamente 20 mil novas sinalizações sejam instaladas, com as demais regiões administrativas sendo contempladas em 2025.

Benefícios para a População

O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, destaca que o contrato não se limita à execução de placas de endereçamento, mas também implementa um sistema que controla a necessidade de instalação e reposição. “Além de modernizar a sinalização da cidade, estamos promovendo dignidade para o cidadão, que precisa ter o seu endereço conhecido para facilidade de todos, incluindo o serviço público, como ambulâncias e viaturas policiais”, afirma Nacfur.

Processo de Renovação

O diretor de Produção Industrial e Sinalização do DER-DF, Jefferson Oliveira, explica que o contrato permite uma renovação mais ágil e em larga escala das placas. Antes, o DER realizava a instalação e fabricação das placas internamente, o que limitava o alcance do serviço. Com a terceirização, é possível avançar simultaneamente em diversas cidades.

Participação da Comunidade

A população pode solicitar a instalação de placas de endereçamento por meio da Ouvidoria, no site do Participa DF. Além disso, é possível requerer outros serviços, como poda de árvores, recapeamento e recolhimento de inservíveis, bem como registrar elogios, reclamações e questionamentos.

Sair da versão mobile