Edição Brasília

Ferramenta de gestão facilita monitoramento de emendas parlamentares no GDF

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, considera que, pela eficiência apresentada, o sistema deve ser replicado em outras secretarias | Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) apresentou um sistema de acompanhamento de emendas parlamentares, nesta quinta-feira (1°), no Palácio do Buriti. Informações sobre a ferramenta de gestão foram divididas com outras pastas distritais durante reunião sobre o uso de recursos federais destinados ao Distrito Federal.

De acordo com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, o banco de dados é de uso interno e preenchido frequentemente com informações sobre a execução das emendas. Diante da eficiência da estratégia, a gestora afirma que o sistema deve ser replicado em outras secretarias.

“Podemos acompanhar para onde a emenda foi destinada, se está próxima à finalização da execução e se há alguma pendência. Assim, vamos trabalhando para que o alvo da emenda seja entregue. Além de que conseguimos fazer uma prestação de contas em tempo ideal para os parlamentares, garantindo que o recurso foi exatamente destinado para o local indicado”, completa.

O secretário de Obras, Luciano Carvalho, e a deputada federal e vice-governadora eleita, Celina Leão, que convocou o encontro, consideram importante ter informações constantes sobre o encaminhamento das emendas parlamentares

Durante o encontro, foram apresentadas as emendas parlamentares mobilizadas entre 2017 e este ano, categorizadas entre quais foram implementadas na totalidade, quais venceram o prazo de uso e para quais cabe a judicialização para readequação da aplicação. O encontro foi convocado pela deputada federal e vice-governadora eleita Celina Leão.

“O governador Ibaneis Rocha determinou que fizéssemos um levantamento das emendas para que pudéssemos mapear as necessidades de alocação de recursos e prestar contas aos deputados. A expectativa é que a reunião se repita a cada 45 dias, para possamos ver o que avançou e o que que está pendente”, avalia Celina Leão.

Segundo o secretário de Governo, José Humberto Pires, a reunião auxilia no mapeamento de demandas e urgências da população. “Essas informações chegarão aos deputados e senadores, que querem saber como está a execução dos projetos e onde vão ser aplicados os recursos nos próximos anos. Para o governo, mostra quais são as prioridades parlamentares de maneira geral em relação ao DF”, afirma.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, diz que as informações chegarão aos deputados e senadores, “que querem saber como está a execução dos projetos e onde vão ser aplicados os recursos nos próximos anos. Para o governo, mostra quais são as prioridades parlamentares de maneira geral em relação ao DF”

“Muitas vezes, com a mudança de um governo pro outro, as regras do jogo também mudam. Então, precisamos estar alinhados para ver o que deve ser judicializado, se há alguma cláusula suspensa, para trabalharmos em conjunto. A reunião ocorre justamente para que nenhum dinheiro seja perdido”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, que esteve no encontro.

Também presente na reunião, o secretário de Obras, Luciano Carvalho, pontua que as emendas parlamentares, em conjunto com o orçamento local, auxiliam em entregas significativas para a capital. “São recursos importantíssimos e precisamos fazer um trabalho refinado para que a execução seja excelente. Estamos sempre em contato com parlamentares e assessorias para, eventualmente, concretizarmos alguma alteração na emenda e seguirmos com as obras”, salienta ele.

O diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur, lembra a importância do apoio das verbas federais, que trazem muitos benefícios para a população de todo o Distrito Federal

O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur, cita exemplos de intervenções promovidas com apoio da verba federal. “Um dos destaques é o viaduto de Sobradinho, construído em um ponto estratégico e que vai trazer resultados muito positivos para a população. Neste próximo ano, teremos a reforma de cerca de seis acessos de escola, para valorizar as nossas crianças, além de passarelas de pedestres para garantir a segurança das pessoas. Enfim, são diversas obras possíveis pelas emendas, somadas com a contrapartida do governo, que têm dado muito resultado”, diz Nacfur.

A construção de mais quatro Casas da Mulher Brasileira também esteve em pauta nesta quinta (1º). “São pontos da rede de enfrentamento que estarão em locais estratégicos, para que a mulher tenha as condições necessárias de sair de qualquer tipo de situação de violência. Os recursos da construção das casas em Sobradinho 2, São Sebastião e Recanto das Emas estão em processo de homologação e a do Sol Nascente em processo de licitação”, explana a secretária da Mulher, Vandercy Camargos.

Ferramenta de gestão facilita monitoramento de emendas parlamentares no GDF

The post Ferramenta de gestão facilita monitoramento de emendas parlamentares no GDF appeared first on Agência Brasília.

Sair da versão mobile