Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes
Pacientes atendidos pelas três unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecido como Farmácias de Alto Custo, terão mudança no atendimento. A partir de junho, quem passou a receber os medicamentos em casa durante o período mais crítico da pandemia voltará a ser atendido presencialmente.
Para atender essas cerca de 11 mil pessoas, haverá ampliação de funcionamento nas unidades de entrega da medicação. Na Asa Sul e no Gama, o expediente será das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h, aos sábados. Em Ceilândia, o horário será das 7h às 19h, de segunda a sábado. Além disso, o número de guichês será mais que duplicado: na unidade da Asa Sul, passará de sete para 17; em Ceilândia, de 11 para 23; e, no Gama, de seis para 12.
Com as mudanças, será possível atender a toda a demanda de pacientes no mês, sem a necessidade de filas ou chegada no início do horário de funcionamento. Há ainda a facilidade de cadastro de até cinco pessoas para o recebimento, além do próprio paciente.
Atendimento facilitado
A gerente do Ceaf, Mariana Mantovani, destaca a importância do funcionamento das unidades em horário ampliado. “O paciente poderá comparecer em qualquer dia do mês para retirar o seu medicamento”, afirma. Outra orientação é conferir previamente no site da Secretaria de Saúde se há disponibilidade do medicamento solicitado. Mais informações podem ser obtidas na página do Ceaf.
*Com informações da Secretaria de Saúde
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/05/19/farmacias-de-alto-custo-voltam-a-atender-todos-os-pacientes-presencialmente/