Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Igor Silveira
O último fim de semana de janeiro reserva uma programação cultural diversificada. A agenda conta com exposição fotográfica, exibição de filme clássico e espetáculos teatrais. Os eventos são realizados com fomento do Governo do Distrito Federal (GDF) ou em espaços públicos de gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).
O estacionamento 10 do Parque da Cidade é o cenário da exposição itinerante do fotógrafo Celso Junior. Batizada de Galerias Urbanas – Brasília Azul, a mostra reúne 15 imagens em totens sustentáveis carregados por energia solar e visíveis 42 horas por dia.
As fotos expostas capturam diferentes ângulos da capital federal. Há imagens do acervo e também cliques inéditos do artista. Para o fotógrafo, a inspiração da mostra vem do ponto poético que surge do azul, tão presente no dia a dia dos brasilienses. “As fotografias evidenciam essa atmosfera lírica do azul, com placas de rua até prédios projetados quando Brasília nasceu”, destaca o fotógrafo.
O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, avalia que a exposição é capaz de mostrar um outro olhar sobre Brasília aos moradores e visitantes. “Projetos como esse colaboram com a divulgação turística da capital, colocando em evidência outras formas de contemplar o turismo. As fotografias do Celso Junior são verdadeiras obras que apresentam Brasília por outros ângulos e contribuem para a divulgação turística”, afirma.
O conteúdo fica em cartaz até 20 de fevereiro. A cada 30 dias, a exposição circula para outras três regiões administrativas: Águas Claras, Taguatinga e Sobradinho.
Cinema e teatro
De sexta-feira (26) até domingo (28), o Cine Brasília, localizado na entrequadras 106/107, exibe o clássico O País de São Saruê. O documentário dirigido por Vladimir Carvalho é original de 1971 e acompanha as secas constantes na região de Rio do Peixe, na Paraíba. As sessões são gratuitas e celebram o aniversário do cineasta, que completa 89 anos em 31 de janeiro.
Paralelamente, o cinema dá continuidade à mostra Visões da África: Retrospectiva. O projeto é composto por quatro curtas-metragens e oito longas produzidos ou coproduzidos por 10 países africanos que são exibidos diariamente em duas sessões, às 16h e às 18h. Apenas no sábado, às 10h, tem a sessão infantil. O filme escolhido é Kiriku e a Feiticeira, uma aventura sobre um recém-nascido com superpoderes.
No Espaço Cultural Renato Russo serão encenados dois espetáculos no equipamento público. Na Sala Marco Antônio Guimarães tem o espetáculo Olhares. A trama da peça se desenrola em um dia em Brasília seguindo seis personagens de diferentes realidades que têm a vida entrelaçada. Desigualdade social, preconceito, depressão e suicídio estão entre os temas abordados. No sábado, a sessão é às 18h e no domingo, às 17h. Ingressos a R$ 6 (meia-entrada) e R$ 12 (inteira). Não recomendado para menores de 16 anos.
O Teatro Galpão Hugo Rodas recebe a peça Afinidades. Gratuito, o espetáculo retrata o comportamento de casais comuns ressaltando os conflitos cotidianos sob a perspectiva das novas dinâmicas de relacionamento. Da comédia ao drama, a montagem utiliza esquetes não lineares para tratar do tema. Não recomendado para menores de 12 anos.
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2024/01/26/exposicao-fotografica-esta-entre-os-destaques-da-agenda-cultural-da-semana/