O Disney+ perdeu mais 12,5 milhões de assinantes no segundo trimestre fiscal de 2023. O resultado foi divulgado em reunião da empresa com acionistas realizada nesta quarta-feira (9).
A perda, no entanto, já era esperada pela empresa, já que o número negativo vem todo de um único país: a Índia. Por lá, o declínio na base de usuários se deve, em grande parte, à perda de direitos de exibição da Indian Premier League, principal competição críquete da Índia, onde o esporte é paixão nacional. No primeiro trimestre fiscal, 4,6 milhões de assinantes já haviam cancelado o serviço no país.
Além disso, o Disney+ voltou a perder 300 mil usuários nos Estados Unidos e Canadá. Em outros territórios, a empresa ganhou 800 mil assinantes.
Na reunião, Iger também revelou os primeiros resultados de seu esforço em diminuir o prejuízo que a Disney vem sofrendo durante e após a pandemia, uma estratégia que envolveu demissões de 7 mil funcionários.
A estratégia, para a qual Iger foi reconduzido ao cargo em novembro de 2022, é economizar US$ 5,5 bilhões. Na reunião (via THR), o executivo afirmou que a empresa deve exceder a meta. “Nossos resultados são reflexo do que conquistamos em uma transformação sem precedentes para reestruturar a Disney, melhorar sua eficácia, e restaurar a criatividade como centro do negócio”, afirmou.
Este é o terceiro trimestre consecutivo em que o Disney+ perde assinantes, o que tem levado a empresa a promover mudanças em seu modelo de negócios. As perdas no trimestre totalizaram US$ 512 milhões, metade do prejuízo em relação ao mesmo período de 2022 (US$ 1,1 bilhão), e um pouco a menos do que o trimestre fiscal passado (US$ 659 milhões).
Fonte: https://www.chippu.com.br/noticias/disney+-perde-mais-12-5-milhoes-de-assinantes-enquanto-empresa-continua-a-diminuir-prejuizos