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Desafios do Uso de Celulares nas Salas de Aula: Reflexões para o Dia do Professor

Pesquisa aponta necessidade de capacitação e políticas públicas para melhorar a interação entre professores e alunos em um mundo digital.
Uso do celular em sala de aula
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta terça-feira (15), celebramos o Dia do Professor, uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados por esses profissionais nas salas de aula modernas. O uso crescente de celulares pelos alunos tem se tornado um dos principais obstáculos para a interação e a aprendizagem efetiva. Pesquisadores destacam que é necessário implementar políticas públicas e capacitar docentes para lidar com essa realidade.

O Silêncio Que Fala

Situações comuns em sala de aula, como o silêncio após perguntas abertas, revelam uma triste realidade. Os alunos frequentemente abandonam seus cadernos e se concentram nos celulares. Para o professor Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa distração digital se torna um verdadeiro desafio. “Os professores precisam de apoio e formação para integrar as tecnologias de forma construtiva”, ressalta.

Formação de Professores

Lacerda dos Santos enfatiza a importância da formação contínua dos educadores. “A sala de aula não pode estar desconectada dos nossos dias. Os professores devem ser valorizados, pois são fundamentais na formação dos cidadãos”, afirma. Ele defende políticas públicas que garantam a capacitação dos docentes, reconhecendo que a tecnologia pode ser uma aliada se utilizada corretamente.

Um Olhar Internacional

Atualmente, Lacerda dos Santos se encontra em Paris, onde estuda tecnologias educativas. Ele observa que os desafios brasileiros são semelhantes aos enfrentados na Europa. “Aqui, a docência é considerada uma carreira de Estado, assim como a dos militares e diplomatas”, destaca. Essa valorização pode ser um passo importante para enfrentar os desafios do uso de celulares nas escolas.

A Epidemia do Celular

O professor Fábio Campos, do Laboratório de Aprendizagens Transformadoras com Tecnologia da Universidade de Columbia, também se preocupa com a presença constante de celulares nas salas de aula. “Não basta proibir os celulares; precisamos ensinar como usá-los de forma positiva”, afirma. Campos lamenta a necessidade de uma legislação para coibir o uso indiscriminado dos aparelhos, especialmente diante de crescentes problemas de saúde mental entre os jovens.

Necessidade de Discussão

Campos defende uma discussão mais ampla sobre o uso de tecnologia na educação. Ele menciona que, durante a pandemia, todos tiveram que recorrer ao digital para continuar aprendendo. No entanto, ele observa que o Brasil ainda carece de uma política nacional eficaz para o uso da tecnologia educacional. “É triste que ainda não tenhamos uma abordagem consistente”, critica.

Riscos e Regras

Uma pesquisa recente do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que 60% das escolas de ensino fundamental e médio têm regras sobre o uso de celulares, permitindo seu uso apenas em horários e locais específicos. Em 28% das instituições, o uso é totalmente proibido. Isso mostra uma preocupação com os efeitos negativos das telas, conforme discutido no Relatório de Monitoramento Global da Educação da Unesco em 2023.