Carinho, saudade, esperança… Com lápis e papel nas mãos, 42 crianças mostraram seus sentimentos por familiares que se encontram em processo de ressocialização. São meninos e meninas de 2 a 11 anos que participaram da primeira edição do concurso Desenhando o Amor, uma iniciativa da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). O trabalho dos vencedores pode ser conferido no site da pasta.
A proximidade com a família é um dos principais pilares da ressocialização de apenados. Gerente de Políticas Penitenciárias da Seape, George Yves Ramos aponta que a manutenção dos laços familiares serve como incentivo para que o reeducando veja sua realidade atual como um fator de mudança.
Leia também
“Os desenhos mostram ao interno que existe uma família aqui fora lutando por ele”, observa Yves. “Além disso, o concurso ajuda as crianças a sentirem que esse familiar está presente, ainda que a distância. É a oportunidade de meninos e meninas encararem esse momento como uma possibilidade de transformação.”
Os cinco primeiros colocados do concurso Desenhando o Amor ganharão maletas de desenho recheadas com canetinhas, lápis de cor e outros itens próprios para pintura. A cerimônia de premiação ainda não tem data definida para ser realizada. Todos os 42 desenhos da competição serão entregues aos reeducandos.
The post Crianças com familiares em ressocialização são premiadas por desenhos appeared first on Agência Brasília.