Edição Brasília

Concluída manutenção da via principal do Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá

Equipe do GDF Presente criou saídas de água e aplicou 100 toneladas de RCC em trecho com cerca de 3 km de extensão; ação deve reduzir impacto das chuvas no local

The post Concluída manutenção da via principal do Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá appeared first on Agência Brasília.

O programa GDF Presente concluiu a manutenção da principal via não pavimentada no Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá. O trabalho mobilizou uma equipe de sete pessoas, com apoio de uma pá-carregadeira.

“Fizemos um trabalho completo para evitar novas erosões e acabar com as que foram criadas pelas enxurradas”
Leandro Cardoso, coordenador do Polo Leste

Com cerca de 3 km de extensão, o trecho recebeu 100 toneladas de resíduos de construção civil, doados e triturados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O material serve para recuperar pontos prejudicados e esburacados, preservando a trafegabilidade da via.

Além disso, foram feitas seis saídas de água, que ajudam no escoamento do fluxo da chuva para a vegetação. Sem as estruturas, o volume pluvial circula no trecho e causa poças de lama e novos buracos. Houve ainda a limpeza da bacia de contenção da região.

O trecho de cerca de 3 km de extensão recebeu 100 toneladas de resíduos de construção civil, doados e triturados pelo SLU | Fotos: Divulgação/GDF Presente

O coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso, afirma que a ação teve como foco prevenir e corrigir estragos causados pelo tempo chuvoso. “Fizemos um trabalho completo para evitar novas erosões e acabar com as que foram criadas pelas enxurradas”, afirma ele.

A solicitação da manutenção na via foi registrada pelo grupo Mulheres do Altiplano na Administração Regional do Paranoá. Uma das criadoras da iniciativa, a autônoma Renata Moura, 50 anos, conta que o trecho é problemático independente da época climática.

“Na seca, a poeira é tanta que as crianças têm que se esconder atrás das paradas para não ficarem sujas quando o ônibus chega. Na chuva, o problema é ainda pior: a água fica empoçada na pista e causa muita lama. Além de que os buracos eram enormes e não dava para os carros passarem”, revela Renata.

Com a conclusão da manutenção, o cenário mudou, mas ainda restam demandas a serem solucionadas. “Agora, pela primeira vez, alguém está fazendo alguma coisa para a comunidade. Nosso grupo foi criado para trazer melhorias para a região e vamos continuar indo atrás”, comenta ela, que reside na área há mais de três décadas.

O administrador do Paranoá, Júnior Carvalho, garante que pedidos como o do grupo Mulheres do Altiplano são tratados como ordens. Segundo ele, logo que maquinário e mão de obra estavam disponíveis, os esforços foram enviados à região.

“Conversamos presencialmente com as moradoras e conseguimos resolver o problema em uma ação conjunta com o GDF Presente. O Núcleo Rural Altiplano reúne mais de 300 propriedades rurais e, com a manutenção, conseguimos melhorar a vida da população”, avalia o gestor.

Pedidos de intervenções viárias, sugestões ou reclamações podem ser registrados em todas as 33 administrações regionais. Telefones e endereços estão disponíveis neste site. É possível ainda direcionar a demanda à Ouvidoria, pelo número 162 ou pelo site do órgão.

Concluída manutenção da via principal do Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá

The post Concluída manutenção da via principal do Núcleo Rural Altiplano, no Paranoá appeared first on Agência Brasília.