As paredes internas do Túnel de Taguatinga já estão totalmente protegidas por barreiras new jersey. A estrutura de segurança moldada in loco se estende por 4 km ao longo das duas pistas. As últimas muretas foram concretadas nesta segunda-feira (5) no lado norte da passagem, por onde os veículos vão trafegar em direção à Avenida Elmo Serejo.
As new jersey são peças multifuncionais construídas, na maioria das vezes, de concreto armado. Podem ser usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra ou proteger as paredes de passagens subterrâneas. Dentro do Túnel de Taguatinga, as muretas ainda acumulam outras funções.
As new jersey são peças multifuncionais construídas, na maioria das vezes, de concreto armado
“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as barreiras new jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção”.
Mas as muretas não estão presentes apenas no interior do Túnel de Taguatinga. Nas áreas de entrada e saída da passagem, a new jersey separa o fluxo de veículos. Também são as barreiras que evitam, em caso de acidente, que um veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior.
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