Ícone do site Edição Brasília

Comédia sobre amor será encenada em comércios do Cruzeiro neste sábado (12)

Quem estiver neste sábado (12) no Cruzeiro Center ou na Feira Permanente do Cruzeiro terá uma surpresa boa. Os locais se transformarão em palcos para a encenação do espetáculo Reivax X –Uma comédia de amor mudo. Com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), as apresentações são gratuitas.

“Ele começa empurrando uma caixa, revela a história de um grande encontro da vida dele que acaba não acontecendo e depois retorna para buscar, entre o público, o amor. As pessoas costumam ficar apaixonadas, porque é um personagem muito cativante”
Magno Assis, ator

Tragicômica e sem falas, a peça retrata a história de um homem sensível, romântico e solitário que busca uma pessoa para ser feliz ao lado dele. O espetáculo é feito todo pelo ator Magno Assis, acompanhado apenas de uma casinha móvel e de uma caixa de som.

“Ele começa empurrando uma caixa, revela a história de um grande encontro da vida dele que acaba não acontecendo e depois retorna para buscar, entre o público, o amor. As pessoas costumam ficar apaixonadas, porque é um personagem muito cativante”, afirma o protagonista.

A montagem foi apresentada pela primeira vez na capital federal em 2010, com uma temporada no Teatro Goldoni e em feiras e praças de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho | Fotos: Humberto Araújo/Divulgação

A apresentação tem duração de 40 minutos. Mas, 15 minutos antes da encenação, o protagonista costuma circular pelos espaços interagindo com o público e fazendo um convite para assistir à intervenção. Esse primeiro momento já faz parte da experiência. “Nosso desafio é buscar pontos de vínculos com os transeuntes”, explica a diretora e colaboradora de dramaturgia, Ana Flávia Garcia.

Para o protagonista, o sucesso da narrativa se deve ao enredo que reforça o amor em tempos de ódio. “É uma comédia de amor muda, por não ter falas, mas também muda por ser algo que muda as pessoas”, analisa.

A decisão por encenar agora o espetáculo no Cruzeiro tem a ver com as raízes do ator, que é morador da região administrativa

Já a diretora destaca as diversas nuances da montagem. “É um personagem cheio de maneirismo e uma história que trabalha a perspectiva da rotina. Além disso, é um espetáculo todo musical, em cima da trilha sonora. Não usamos a palavra falada, mas a música dá o clima da narrativa. É o equipamento de segurança para o performer fazer contato com o público”, diz.

“Gosto de escolher lugares que têm pouco acesso ao teatro. Gosto de ir aonde o povo está. Isso me encanta bastante”
Magno Assis, ator

Espaço para cultura

A narrativa foi inspirada em outras apresentações de Magno Assis nas ruas, com palhaçaria e intervenção urbana. A montagem foi apresentada pela primeira vez na capital federal em 2010, com uma temporada no Teatro Goldoni e em feiras e praças de Taguatinga, Ceilândia, Planaltina e Sobradinho. Esta é a terceira vez que o projeto conta com os recursos do FAC para garantir mais uma turnê. Na anterior, o ator circulou por estações de metrô.

“Sempre tive o apoio do FAC. Se não houvesse esse apoio, não estaria fazendo mais uma temporada porque é um espetáculo que não é de um artista só, temos uma geração de emprego gigantesca, com figurinista, cenógrafo, músico, cinegrafistas, um monte de gente”, comenta Magno de Assis, protagonista e idealizador da peça.

A decisão por encenar agora no Cruzeiro tem a ver com as raízes do ator, que é morador da região administrativa. A ideia dele foi levar à própria comunidade um pouco mais de cultura. “Gosto de escolher lugares que têm pouco acesso ao teatro. Gosto de ir aonde o povo está. Isso me encanta bastante”, classifica.

Serviço

Reivax X – Uma comédia de amor mudo, com Magno Assis
Em 12 de novembro (sábado), às 12h30, no Cruzeiro Center, e às 16h30, na Feira Permanente do Cruzeiro (Feira do Artesão)
Gratuito e livre para todos os públicos

The post Comédia sobre amor será encenada em comércios do Cruzeiro neste sábado (12) appeared first on Agência Brasília.

Sair da versão mobile