Edição Brasília

Circuito de Festejos Juninos 2024 termina com grande final do Candangão

Quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, consagrou-se campeã do Distrito Federal pela Federação das Quadrilhas Juninas

O Circuito de Festejos Juninos chegou ao fim após uma temporada de cinco fins de semana de apresentações dos grupos Gonzagão, Candangão (FequajuDFE) e Circuito de Quadrilhas Juninas (LINQDFE). Neste último fim de semana, nos dias 26, 27 e 28 de julho, a Praça do Trabalhador, em Ceilândia, foi palco da grande final da Federação das Quadrilhas Juninas (FequajuDFE).

A quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, consagrou-se campeã do Distrito Federal pela Federação das Quadrilhas Juninas | Fotos: Divulgação/ Secec-DF

Competindo com outras nove quadrilhas na grande final, a Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, consagrou-se campeã do Distrito Federal pela FequajuDFE com o espetáculo Entre a labuta e a devoção, as mãos que constroem o meu São João. O resultado foi divulgado na madrugada desta segunda-feira (29). Em segundo e terceiro lugares ficaram as quadrilhas Sabugo de Milho, de Taguatinga, e Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás, respectivamente.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes, parabenizou as quadrilhas participantes da grande final. “Agradeço a todos por esse espetáculo e por manter viva a tradição junina; em especial à quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, que encantou os presentes com uma apresentação de tirar o fôlego.”

“Esse fomento do Governo do Distrito Federal é de fundamental importância para manter viva a tradição junina”
– Claudeci Martins, responsável pela quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba

Robson Vilela, o Fusca, presidente da FequajuDFE, expressou sua satisfação com o evento. “Conseguimos, nesses quatro eventos, trazer 15 belos espetáculos a milhares de pessoas. Nosso agradecimento à Secretaria de Cultura. A preparação para mais uma temporada já vai começar”.

Gilson Cezzar, coordenador da banca avaliadora, destacou o sucesso da temporada. “Tivemos lotação nas arquibancadas nos três dias. Como é uma final, tivemos uma participação do público ainda maior”.

Claudeci Martins, responsável pela quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba, expressou sua gratidão pelo apoio recebido. “Esse fomento do Governo do Distrito Federal é de fundamental importância para manter viva a tradição junina. Ser campeã do DF pelo Candangão foi a consagração da magia que criamos na grande final, envolvendo o público e fazendo com que eles se sentissem parte do nosso arraiá. Muitos se identificaram profundamente com a proposta do nosso tema”.

A grande final atraiu cerca de 20 mil pessoas por dia, no último final de semana, em Ceilândia

Durante as classificatórias, o circuito da Fequaju passou pelas regiões administrativas do Cruzeiro, Planaltina e Samambaia. O evento atraiu grandes públicos, contando com a presença de aproximadamente 20 mil pessoas diariamente.

Rivalidade acirrada

A disputa entre as quadrilhas foi acirrada até o final. Até a segunda fase das classificatórias, Sabugo de Milho e Si Bobiá a Gente Pimba estavam empatadas no ranking da FequajuDFE. O desempate ocorreu na terceira etapa, quando Sabugo de Milho assumiu a liderança com o espetáculo “O amor é filme”. No entanto, na final, por uma diferença mínima, a quadrilha Si Bobiá a Gente Pimba levou a melhor e conquistou o título.

Ranking final da Federação das Quadrilhas Juninas (FequajuDFE)

• Si Bobiá a Gente Pimba – 220 pontos
• Sabugo de Milho – 219,8 pontos
• Paixão Cangaço – 219,05 pontos
• Elite do Cerrado – 218,75 pontos
• Sanfona Lascada – 218,53 pontos
• Eta Lasquêra – 218,28 pontos
• Aquarela Nordestina – 218,13 pontos
• Segue o Fogo – 216,75 pontos
• Pula Fogueira – 215,63 pontos
• Triscou Queimou – 214,45 pontos

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Agência Brasília