Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto
A Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) vai realizar a primeira campanha de castração gratuita de cães e gatos de 2023. Será de forma presencial, sem a necessidade de levar os animais no dia do cadastro.
O registro será feito na Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol. Serão distribuídas 1.620 senhas para castração, com até duas vagas por cadastro, que será vinculado ao CPF do responsável.
A segunda-feira (5/6) será destinada ao cadastro de gatos: machos, entre as 8h e as 12h; fêmeas, das 13h às 17h. Já cães serão atendidos no dia seguinte: machos, entre as 8h e as 12h; fêmeas, entre as 13h e as 17h. Quem possuir gato e cachorro precisará ir nos dois dias, lembrando que não é necessário levar o animal no dia do registro.
A cirurgia de castração será entre 20 de junho e 18 de agosto, na Clínica Animais Hospital Veterinário, na região de Ceilândia. Todos os moradores do DF poderão fazer o cadastro.
Arte: Agência Brasília
Benefícios
A divisão por turnos tem como objetivo evitar filas. No total, são 1.620 vagas: 480 para cadelas, 420 para cachorros, 360 para gatas e 360 para gatos. É necessário ser maior de 18 anos para fazer o cadastro e, no dia do registro, levar um documento oficial com foto.
“A castração evita o risco de tumores e reduz a incidência de doenças sexualmente transmissíveis, além de diminuir agressividade do animal, prevenindo até fugas”, reforça a subsecretária de Proteção Animal da Sema, Edilene Dias Cerqueira. Ela cita ainda o problema da superpopulação de animais de rua, alertando ao fato de que alguns tutores costumam abandonar os filhotes recém-nascidos de seus pets.
O resultado final com a lista dos contemplados e as datas das cirurgias serão publicadas até 16 de junho no site da Sema.
Pesquisa
A Subsecretaria de Proteção Animal lançou a Pesquisa Populacional de Cães e Gatos. De acordo com os dados levantados, dos 3.010.881 habitantes do DF, 60% possuem animais domésticos. Das casas entrevistadas, 41,9% têm cachorros e 11,1% têm gatos.
“A participação da população no preenchimento da pesquisa é fundamental para verificar a realidade quantitativa, em especial dos animais não castrados, a fim de elaborarmos políticas ideais para o controle populacional dos animais”, pontua a subsecretária.
Para participar da pesquisa acesse o link pesquisa populacional de cães e gatos ou aponte a câmera do seu celular para o QR Code abaixo.
Aponte o celular para o QR Code e participe
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/05/29/campanha-de-castracao-gratuita-de-caes-e-gatos-comeca-em-junho/