“Quem sabe o que a cidade precisa é quem mora nela”. A afirmação é do presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, na noite da última segunda-feira (3), durante a composição da Comissão de Meio Ambiente (Comdema) do Guará. O encontro ocorreu no auditório da sede da administração regional.
A Comdema é composta por 14 membros da sociedade civil, sendo sete titulares e sete suplentes. O objetivo da comissão é, junto com os órgãos governamentais, direcionar as políticas ambientais para o enfoque da educação ambiental.
A engenheira ambiental e civil Liane de Moura Fernando Costa, analista de sistemas ambientais da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), foi aclamada presidente da Comdema-Guará, e a ambientalista e educadora ambiental Simone Vaz, vice-presidente.
A região administrativa do Guará possui, entre outros espaços administrados pelo Brasília Ambiental que contribuem para a qualidade dos moradores, o Parque Ecológico Ezechias Heringer (Parque do Guará). O espaço é banhado pelo Córrego Guará, possui Cerrado típico, campos de murundus e densa mata de galeria. A unidade de conservação (UC) é dotada de grande biodiversidade, incluindo pequenos mamíferos, avifauna e rica flora.
Samambaia
O presidente do Brasília Ambiental participou também, recentemente, da formação da Comdema-Samambaia. Entre as UCs sob a gestão do Instituto Brasília Ambiental na RA de Samambaia, está o Parque Ecológico Três Meninas. Essa unidade atrai mais de 25 mil usuários por mês devido à acessibilidade, ao espaço para as crianças brincarem, além de uma boa trilha para caminhadas, entre outros atributos.
*Com informações do Instituto Brasília Ambiental
The post Brasília Ambiental amplia diálogo com comissões de meio ambiente regionais appeared first on Agência Brasília.