O Brasil atingiu um patamar histórico em investimentos no setor de infraestrutura rodoviária, superando a marca de R$ 200 bilhões em concessões. Esse feito foi consolidado após a realização de um leilão de rodovias no estado do Paraná nesta quinta-feira, um marco significativo que representa um avanço recorde na atração de capital privado para o desenvolvimento da malha viária nacional sob a gestão do governo atual.
O Marco das Concessões Rodoviárias Nacionais
O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante o certame que ocorreu na sede da B3, em São Paulo. Ele destacou que o montante acumulado reflete um ciclo de investimentos privados sem precedentes. Anteriormente, o programa de concessões rodoviárias, que teve início em 1998 e se estendeu até 2022, contabilizou 24 leilões. No entanto, o atual governo planeja concluir este ano com 22 leilões realizados e prevê mais 14 para o próximo ano, demonstrando uma aceleração notável na agenda de privatizações.
Adicionalmente, o ministro enfatizou que os leilões de rodovias constituem a parcela mais substancial dos investimentos privados já contratados pela administração vigente. Ele detalhou que, no total, foram firmados contratos que somam R$ 300 bilhões em diversas modalidades de leilões, englobando desde portos e aeroportos até, mais recentemente, a concessão para conservação de florestas. Desse valor global, portanto, R$ 200 bilhões são provenientes do Ministério dos Transportes, o que corresponde a dois terços de toda a agenda de atração de investimentos privados.
Avanços e Próximos Leilões na Infraestrutura
Desde o início de 2023, o governo federal já promoveu 18 leilões de rodovias. Para o restante deste ano, outros quatro certames estão agendados, evidenciando a continuidade da estratégia de fomento à infraestrutura. O próximo evento de destaque, por exemplo, será o leilão do Lote 5 das Rodovias Integradas do Paraná, programado para a próxima quinta-feira, dia 30. Este será o sexto leilão específico para o estado do Paraná, reforçando o compromisso com a modernização de sua malha viária.
Além disso, a agenda do Ministério dos Transportes inclui o leilão de um importante lote no Centro-Oeste do país. O encerramento do ano trará um dos leilões mais aguardados: o da Rodovia Fernão Dias, a BR-381, que conecta as capitais Belo Horizonte e São Paulo. Esse conjunto robusto de leilões, conforme Renan Filho, impulsiona significativamente o investimento privado na infraestrutura brasileira.
Nesse sentido, a competitividade tem sido uma característica marcante nesses processos. Os 18 leilões concluídos tiveram 14 empresas diferentes como vencedoras, o que demonstra a entrada de novos players no mercado e, consequentemente, uma acirrada competição. Essa disputa, por sua vez, tem resultado na redução das tarifas para os usuários. No leilão mais recente no Paraná, por exemplo, as tarifas futuras foram estabelecidas em um patamar 52% inferior em comparação com os valores praticados anteriormente, se atualizados pela inflação. Assim, o ministro celebrou que a população paranaense está recebendo um serviço de melhor qualidade por preços muito mais acessíveis.
Destaque para o Leilão do Lote 4 no Paraná
Na tarde da quinta-feira, o leilão do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná foi acompanhado de perto pelo ministro dos Transportes. O Consórcio Infraestrutura PR, uma parceria entre a EPR e o Perfin Voyager Fundo de Investimento, sagrou-se vencedor ao apresentar um desconto de 21,30% sobre o valor da tarifa. A disputa contou com a participação de outras três empresas de grande porte: a Motiva (antiga CCR), a Mota-Engil e a Reune Rodovias Holding, que buscaram a concessão.
O governador do Paraná, Ratinho Junior, também presente na B3, celebrou o sucesso do certame. Ele sublinhou que a semana foi especialmente frutífera para o estado, mencionando a concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, um projeto pioneiro no Brasil, ocorrida no dia anterior. Portanto, o leilão rodoviário representa mais um êxito, sendo o quinto de um total de seis lotes programados no âmbito da parceria entre os governos federal e estadual. Por fim, o governador destacou com orgulho que esses seis lotes formam o maior pacote de concessões rodoviárias de toda a América Latina, consolidando o Paraná como um polo de investimento em infraestrutura.



