Edição Brasília

Bomba Atômica: 5 Filmes Para Ver Depois de Oppenheimer

Arte/Chippu

Você já foi ao cinema e assistiu a Oppenheimer, e agora quer se aprofundar mais na história da bomba atômica dentro do cinema? Boas notícias. Há centenas de produções do mundo todo que, ao longo dos anos, trataram deste tema das mais diversas formas — das propagandas americanas (declaradas ou não) ao pânico japonês, passando até pelo uso da arma como ponto de partida para histórias de ficção-científica e viagem no tempo. E ainda nem falamos do cinema soviético.

Por isso, pode ser intimidador pular de cabeça neste assunto. Felizmente, o Chippu está aqui para te ajudar com um guia básico. Abaixo, listamos 5 filmes que tratam da bomba atômica, literalmente ou não.

Oppenheimer coloca Christopher Nolan entre grandes explosões e grandes silêncios – Crítica do Chippu

1drfantastico

1. Dr. Fantástico (ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba)

Não há como começar por nenhum outro lugar. Essa sátira hilária e perturbadora composta por Stanley Kubrick não só faz graça com a sede do homem por poder, seja ele sexual ou nuclear, como também, mesmo em seu absurdo, nos mostra o quão impensável é a ideia de usar uma arma de destruição em massa. Se há um texto sagrado quanto à bomba no cinema, é este.

Onde assistir: Disponível para aluguel ou compra no Google Play ou Apple TV

2. Hiroshima, Meu Amor

Um dos filmes responsáveis por sedimentar de vez a Nova Onda Francesa que mudou para sempre o cinema, essa obra de Alain Resnais conecta a França e o Japão através de um arquiteto vivido por Eiji Okada e uma atriz vivida por Emmanuelle Riva. Se passando em Hiroshima, ele usa o romance para tratar das cicatrizes deixadas pela detonação da bomba num nível pessoal.

Onde assistir: Disponível para streaming no Telecine

3. Clarão/Chuva Negra: A Destruição de Hiroshima e Nagasaki

Às vezes, nada substitui um documentário. No caso da destruição de Hiroshima e Nagasaki no fim da Segunda Guerra Mundial, há inúmeros filmes narrativos excelentes, mas aprender a história real é importantíssimo. Um dos grandes filmes produzidos sobre o tema é este doc de Steven Okazaki, lançado em 2007.

Onde assistir: Disponível para streaming no HBO Max

4. Godzilla

O impacto das bombas de Hiroshima e Nagasaki se estende a todas as áreas da cultura japonesa, e um dos principais foi o cinema. Poderíamos listar Vivo no Medo de Akira Kurosawa, animes e muito mais. Vamos com um dos maiores filmes japoneses feitos na sombra dessa destruição foi o Godzilla original, de 1954. Esqueça o Godzilla salvador do planeta, nas mãos de Ishiro Honda e Shigeru Kayama, o monstro é uma representação da destruição nuclear, e para matá-lo, é preciso vender sua alma.

Onde assistir: Disponível para streaming no Looke

5. The Atomic Café

Acredite ou não, grande parte da produção cinematográfica sobre a bomba atômica partiu de um esforço dos Estados Unidos para diminuir a visão negativa em torno da arma e tranquilizar o povo que temia o holocausto nuclear com falsidades sobre os efeitos de radiação, como se proteger e muito mais. The Atomic Cafe é um filme de compilação que junta a maior parte dessas propagandas em forma de filmes, animação e comerciais e as coloca num novo contexto; um que deixa claro como tudo aquilo era ridículo.

Onde assistir: Disponível gratuitamente no YouTube

Fonte: https://www.chippu.com.br/noticias/oppenheimer-lista-5-filmes-para-ver-depois-bomba-atomica

Sair da versão mobile