Por Agência 99
Durante o período de ações promocionais, como a Black Friday, a tendência é que o cenário de golpes digitais se agrave por conta do alto número de transações. De acordo com dados levantados no Relatório Varejo 2023, as fraudes online neste período aumentaram em 25% nos últimos dois anos.
A maioria dos golpes é baseada na lógica da engenharia social, que consiste na manipulação empregada para convencer indivíduos a compartilhar informações confidenciais ou executar ações que favoreçam o criminoso.
Pensando nisso, o especialista Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, carteira digital da 99, separou alguns pontos de atenção para alertar os consumidores durante o período. Confira:
1 – Phishing
A ideia aqui é, como o próprio termo diz, “pescar” informações dos usuários. “O phishing é uma das formas mais comuns de golpe e a estratégia é utilizada por fraudadores que se passam por empresas conhecidas. Os ataques podem acontecer de forma geral ou direcionada e o maior objetivo dos golpistas é manipular os usuários para obter informações confidenciais. Por isso, a recomendação aqui é evitar compartilhar dados sigilosos no ambiente online”, afirma o especialista.
2 – Perfis falsos
Essa abordagem é ainda mais simples em comparação com a anterior. Nesse método, o golpista reúne informações básicas da vítima e cria um perfil falso. Com essa identidade fictícia, o criminoso entra em contato com pessoas do círculo social do indivíduo e inventa uma história convincente. “Nesse caso, é importante alinhar com os colegas e familiares para que caso recebam alguma solicitação do tipo, chequem diretamente com a pessoa por meio de uma ligação ou chamada de vídeo”, esclarece Trigo.
3- Revisão das transações
Após e durante a Black Friday, é importante realizar revisões detalhadas das transações executadas. Desta forma, é possível identificar possíveis atividades suspeitas. “É fundamental estar sempre atento às movimentações de sua carteira. Além disso, conferir com cuidado os dados de pagamento antes de finalizar o PIX e o pagamento de boletos”, reforça Trigo.
4 – Senha
Cadastrar uma senha forte, com caracteres especiais, como @, #, !, letras e números é sempre a melhor alternativa”, pontua o executivo. É importante que esse tipo de informação não seja compartilhada com ninguém e que senhas em ordem numérica ou alfabética sejam evitadas.
Segurança em primeiro lugar
É importante ressaltar que a 99 não contata seus clientes para solicitar dados ou cadastrar a chave do PIX, não solicita a senha de seus usuários, não envia links por meio de SMS, e não encaminha atualizações de cadastro ou desbloqueio de novos dispositivos.
Sobre a 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
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Fonte: Agência Estadão Conteúdo