Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno
Senta que lá vem história boa. Um grupo de professores atuantes na Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira, na 308 Sul, promove, há pouco mais de um mês, um encontro dedicado à contação de histórias e musicalização infantil. A iniciativa, batizada de Leitura para Bebês, atende os pequenos de até 2 anos, todas as sextas-feiras, às 10h, na área verde localizada em frente à biblioteca.
Não é preciso fazer inscrição para participar do projeto, que é aberto à comunidade. O espaço é aconchegante e colorido com tapete e livros espalhados pelo chão e os bebês podem transitar à vontade durante as músicas e a contação de histórias narradas pela professora, escritora e idealizadora do projeto, Ana Neila Torquato. “A ideia é simples e consiste em aproximar os pais e seus filhos da leitura e, além disso, trazer a vizinhança para nosso espaço público e prazeroso de conhecimento”, explica.
Os encontros começam com a chegada dos pequenos curiosos vasculhando as páginas dos livros expostos. No centro da roda, um baú guarda a história do dia. Dele, a professora retira um pandeiro, fantoches, chocalhos, argolas e brinquedos utilizados para despertar o imaginário durante a leitura. Para a docente, o momento de descontração e leitura ajuda na interação, socialização de pais e filhos e o principal, a alfabetização das crianças..
“Procuramos entender como os bebês aprendem e se relacionam com as obras literárias nos primeiros meses de vida e como os pais podem participar desse processo. Eles podem levar os livros para casa e, consequentemente, voltar ao hábito da leitura, que fica perdido em meio às atividades cotidianas da vida”, conta a escritora e autora de cinco livros infantis já publicados.
Pais de Sofia, 10 meses, Danilo Gustavo, 38 anos, e Thaís Imperatori, 36, levam a pequena todas as sextas-feiras à biblioteca e as visitas já se tornaram rotina da família. “A ideia do projeto é bacana, nós já tínhamos o hábito de ler pra ela e até assinamos um clube de letras, mas aqui vimos que, além da leitura, ela vai poder se socializar mais com outros bebês”, conta o servidor público.
Pais de Sofia, 10 meses, Danilo e Thaís levam a pequena todas as sextas-feiras à biblioteca e as visitas já se tornaram rotina da família. Para eles, o projeto é o momento ideal para interação da filha com os outros bebês | Foto: Jotta Casttro/SEEDF
Leitura para Bebês é o projeto mais recente realizado na biblioteca. O espaço também oferece à comunidade mais de 10 atividades voltadas à família. “Nossa biblioteca está sempre em movimento com atividades diversas. Temos o ‘Férias na Biblioteca’, em janeiro e fevereiro, com atividades colaborativas para crianças; o ‘Hora do Canto’, espaço aberto para convidados fazerem contação de histórias; a ‘Semana Monteiro Lobato’, momento em que a biblioteca abre as portas para estudantes do ensino infantil e fundamental aprenderem sobre os mais variados contos do autor de O Sítio do Pica-Pau Amarelo e, muitos outros projetos bacanas que podem envolver crianças, adolescentes e a família”, explica a articuladora e professora da Secretaria de Educação (SEEDF), Dione Gregory Mee.
Patrimônio local
Projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, a Biblioteca Escolar e Comunitária Professora Tatiana Eliza Nogueira foi criada em 1961 e fica na quadra modelo de Brasília.
O espaço, que atualmente funciona de segunda a quinta, das 8h às 22h e às sextas, das 8h às 18h, contém um acervo literário com mais de 7 mil obras literárias de gêneros distintos para todas as idades. A biblioteca conta, ainda, com um projeto de paisagismo interno criado pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx. Qualquer pessoa da comunidade pode pegar um livro emprestado.
A biblioteca funciona sob a supervisão de um grupo de professores da SEEDF, responsáveis pela catalogação dos livros e atendimento à comunidade, com contação de histórias e demais atividades pedagógicas.
O nome da biblioteca é uma homenagem à bibliotecária e professora da rede pública do Distrito Federal, Tatiana Eliza Nogueira, que trabalhou no espaço por mais de 20 anos e faleceu em 2015. O espaço recebe todos os dias visitantes e estudantes que utilizam o local para estudar e pegar livros emprestados.
Conheça as próximas atividades realizadas na biblioteca
* Café literário (2 de junho, às 19h).
* Sarau para terceira idade (6 de outubro)
* Musicaldos (1 de dezembro)
*Com informações da Secretaria de Educação do DF
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/05/31/biblioteca-da-asa-sul-promove-encontro-leitura-para-bebes/