Edição Brasília

Após ajustes, obras de drenagem no Lago Sul serão retomadas

Redes da captação de água pluvial nas quadras 11 e 14, com cerca de 8 km de extensão, serão executadas. Projeto técnico da obra foi alterado

The post Após ajustes, obras de drenagem no Lago Sul serão retomadas appeared first on Agência Brasília.

As obras de execução das redes de drenagem pluvial entre a QI 11 e a QL 14 do Lago Sul serão retomadas esta semana. Após ajustes no projeto técnico, a empresa contratada pela Novacap vai voltar suas máquinas para o local das reformas. Um investimento da ordem de R$ 12,5 milhões feito pelo GDF para sanar problemas de alagamento em alguns pontos da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), que corta o bairro.

Início das obras para as redes de drenagem da água pluvial no Lago Sul, um investimento de R$ 12,5 milhões do GDF | Foto: Administração do Lago Sul

De acordo com a Novacap, o projeto foi ajustado “para racionalizar o caminho permitindo menor dano ambiental, melhor aplicação de recursos e o menor transtorno para os moradores do bairro”. Serão executados aproximadamente 8 km de redes de escoamento de águas pluviais, dando continuidade às reformas que começaram em 2021.

“O trabalho de drenagem pluvial do Lago Sul é absolutamente necessário, tanto nas quadras 14 quanto na 5 e 7 e na 28. Ali na 14, a obra começou muito bem, mas precisou passar por readequações”, explicou o secretário de Governo, José Humberto Pires . “Já estamos repactuando com a empresa e, nos próximos dias, ela será retomada. No próximo ano, a intervenção será na QL 28.”

O novo projeto preserva a vegetação existente no canteiro central entre as pistas, conforme lembra o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro. “Vamos evitar a erradicação de cerca de 70 árvores na altura das QL 12 e 14 e aumentar a vazão das águas para o Lago Paranoá. Peço desculpas aos moradores pelos transtornos, mas foram ajustes necessários”, adianta

O taxista Antonio Brito destaca a necessidade da reforma para o trânsito na região | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

A obra prevê a inserção de manilhas de 1.500 mm de diâmetro, construção de bocas de lobo, além de execução de lançamentos e de tunnel liners (método não destrutivo). Na prática, a nova rede fará o escoamento da água acumulada para o Lago Paranoá.

Segundo o engenheiro Ronaldo Starling, da empresa Pentag (executora da obra), as reformas deverão ser retomadas próximo ao Morro da Asa Delta, na altura da QI 11, e também se concentrarão nos conjuntos de 1 a 4 da QL 14.

Ao saber do retorno das obras, o taxista Antonio Brito, 63, disse que essa é uma “reforma mais do que necessária”. Ele trabalha há 30 anos em um ponto no comércio da QI 11 e conta que já atravessou muita água em suas corridas.

“Em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros (11º GBM) é uma região muito complicada. Em época de chuva, é difícil passar com tudo alagado. Fica difícil até descer e pegar as malas de passageiros”, relata. “Mas, com uma rede nova, a tendência é melhorar.”

Após ajustes, obras de drenagem no Lago Sul serão retomadas

The post Após ajustes, obras de drenagem no Lago Sul serão retomadas appeared first on Agência Brasília.