Edição Brasília

Alunos do DF viajam à Amazônia por realidade virtual e se emocionam

120 alunos do CED 04 de Taguatinga (DF) se emocionaram ao viajar pela Amazônia via realidade virtual nesta sexta-feira, em ação da Rádio Nacional para celebrar o Dia do bioma.
viagem Amazônia realidade virtual
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Cento e vinte alunos do Centro Educacional 04 (CED 04) de Taguatinga, no Distrito Federal, vivenciaram uma emocionante jornada pela Amazônia nesta sexta-feira. Através de óculos de realidade virtual, a experiência proporcionou risos e lágrimas, celebrando o Dia da Amazônia com uma iniciativa marcante da Rádio Nacional da Amazônia, parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Imersão Virtual Desperta Emoções e Consciência Ambiental

A celebração do Dia da Amazônia, comemorado anualmente em 5 de setembro, transformou-se em uma experiência inesquecível para os estudantes do CED 04. Por um período de dez minutos, os jovens foram transportados virtualmente para a floresta amazônica. Eles assistiram ao filme “Amazônia Viva”, um projeto de educação ambiental desenvolvido pela Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil), utilizando a tecnologia de óculos 3D. Essa imersão digital provocou uma gama de reações, que variaram do riso espontâneo a momentos de profunda emoção, resultando em desenhos vibrantes e declarações de afeto pela natureza, que fluíram livremente dos corações dos alunos.

Um dos participantes, Kelvin Juan Nunes, expressou seu fascínio. Ele relatou que a parte mais impactante foi a ascensão virtual que revelou a majestosa sumaúma, uma árvore colossal que ele prontamente começou a desenhar. Da mesma forma, Arthur Malena de Souza descreveu sua comoção com toda a vivência. Arthur confessou que esperava ver aspectos mais perigosos, como onças e jacarés; entretanto, a viagem revelou paisagens de beleza indescritível, com tucanos vibrantes, rios serpenteantes e a enigmática figura de uma indígena dançando à sombra de uma árvore monumental. Consequentemente, ele planejava desenhar o tucano e, no verso da folha, escreveria um “Viva a Amazônia!”. Além disso, Ana Carolina também compartilhou sua admiração, embora com um pequeno susto provocado pela árvore gigante e pela dança da indígena, que ela identificou como Raquel Tupinambá.

O Impacto do Medo e a Autoestima na Floresta

As reações dos alunos, que incluíram sustos e até gritos, são comuns, conforme explicou Daniel Souza Vicente, assistente de fotografia do filme. Ele destacou que um dos pontos cruciais de seu trabalho em sala de aula é discutir o medo, não apenas no contexto da ecologia e sociobiodiversidade, mas como uma reação coletiva e como as pessoas internalizam o que veem, mesmo que seja apenas em um filme. Portanto, o papel da equipe é fundamental para acolher e acalentar essas crianças. Daniel expressou sua profunda gratidão ao diretor Estevão Ciavatta, carinhosamente conhecido como Chico, e a toda a equipe do filme. Ele ressaltou que, por meio desse trabalho, é possível gerar autoestima diante da imensidão da floresta amazônica.

Adicionalmente, Daniel enfatizou que este projeto vai além, reforçando a necessidade de garantir o direito ao acesso à cultura para muitas pessoas que, muitas vezes, não têm sequer a oportunidade de visitar uma sala de cinema. Para ele, “teletransportar” esses indivíduos para a Amazônia é uma experiência linda. Ele conclui que o filme “Amazônia Viva” desafia a premissa de que é preciso ver para crer, pois a realidade virtual proporciona essa visão de forma tangível.

A Amazônia no Contexto Pedagógico do CED 04

Lisiane Teixeira, supervisora pedagógica do CED 04, ecoou as palavras de Daniel Vicente, celebrando a presença da EBC e da Rádio Nacional da Amazônia na escola, bem como a rica experiência da imersão em realidade virtual. Do ponto de vista educacional, ela destacou que o principal benefício foi o valor que os alunos atribuíram ao momento, sentindo a importância da Amazônia para a sociedade e para o mundo como nunca antes. Além das atividades preparatórias para exames como ENEM e PAS, essa iniciativa possibilitou uma conscientização profunda sobre a relevância desse tesouro natural, que frequentemente é negligenciado. Lisiane afirmou que esta foi a primeira vez na história da escola que presenciou uma experiência tão emocionante com óculos de realidade virtual e uma viagem 3D.

Em seguida, questionada sobre os próximos passos, Lisiane Teixeira revelou que a escola desenvolverá um projeto de valorização da Amazônia e de outros estados brasileiros. Os alunos estão produzindo desenhos e redações que serão expostos nos murais da escola. Posteriormente, haverá uma exposição para que os pais também possam participar e prestigiar o trabalho. Esta iniciativa, conforme Thais de Melo Rangel, coordenadora de administração de marketing da EBC, e Marina Estevam, coordenadora de planejamento de marketing, está alinhada com os ideais que guiaram a idealização desta ação de educação ambiental.

Rádio Conecta Crianças à Amazônia Legal

A jornalista Mara Régia, da Rádio Nacional da Amazônia, compartilhou seu privilégio de navegar os rios amazônicos através das ondas do rádio por mais de quatro décadas. Ela celebrou o 5 de setembro com os estudantes, enfatizando a importância do maior bioma brasileiro. Durante o evento, Mara surpreendeu os alunos com uma demonstração inusitada da instantaneidade do rádio. Ela fez uma chamada telefônica ao vivo para Nathália Mendes, apresentadora do programa “Tarde Nacional”, que estava no ar naquele exato momento. Como resultado, as vozes dos alunos do CED 04 de Taguatinga foram transmitidas simultaneamente para os nove estados da Amazônia Legal, através das ondas curtas, criando uma conexão mágica e inesquecível.

Corrida Nas Pontes Edicao Brasilia