Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo
Um grupo de 16 extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) participou, nesta sexta-feira (5), da oficina de Montagem do Sistema de Irrigação por Gotejamento, na comunidade Roseli Nunes, em Planaltina. Apoiada pelo escritório local da empresa no Núcleo Rural Pipiripau, a atividade teve o objetivo de capacitar os extensionistas na montagem de sistemas de irrigação por gotejamento doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que possibilitam a irrigação numa área aproximada de 500 m².
“Nosso objetivo é atender o produtor que ainda não tem irrigação em sua propriedade e transformá-la numa unidade modelo e, a partir desse módulo, aumentar o tamanho da sua produção” Fabiano Carvalho, supervisor da Emater
A implantação dos sistemas será realizada em propriedades rurais de agricultores de baixa renda atendidos pela Emater e tem previsão de ocorrer ainda neste ano. A ação vai proporcionar a inclusão produtiva e permitir a produção de alimentos para o consumo das famílias rurais, garantindo-lhes a segurança alimentar e nutricional.
A Codevasf fez a doação de 300 sistemas de irrigação por gotejamento para a Emater no final de 2022. Os escritórios locais contemplados irão instalar o equipamento numa propriedade rural que servirá como unidade demonstrativa para os produtores que serão beneficiados com o sistema. A definição dos beneficiários atendeu critérios técnicos e foi feita pelos extensionistas que prestam assistência às comunidades.
O supervisor Regional Leste da Emater, Fabiano Carvalho, explica que só serão beneficiados os agricultores familiares que têm Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Além disso, ele esclarece que os produtores não podem ter qualquer sistema de irrigação localizado, ter acesso a uma quantidade de água que possa abastecer o sistema em um determinado período do ano e uma área disponível para implantação do equipamento. “Nosso objetivo é atender o produtor que ainda não tem irrigação em sua propriedade e transformá-la numa unidade modelo e, a partir desse módulo, aumentar o tamanho da sua produção”, destaca.
Segundo o coordenador da oficina, Antonio Dantas, os equipamentos são de fácil instalação e uso, podendo ser abastecidos por meio de uma caixa d’água fixada a dois metros de altura, no mínimo. “É importante ressaltar o benefício social e econômico para as famílias rurais que serão atendidas gratuitamente com os sistemas de irrigação por gotejamento. Sem água, não há produção rural sustentável. Com a capacitação, nossos extensionistas estarão aptos a prestar toda assistência técnica para esses produtores poderem ampliar ou iniciar a atividade rural para consumo, e quem sabe, até permitindo-lhes gerar renda com a produção excedente”, ressalta Dantas.
*Com informações da Emater
Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/05/05/sistema-de-irrigacao-viabilizara-inclusao-produtiva-e-seguranca-alimentar/