Agência Brasília* | Edição: Débora Cronemberger
Localizado no centro de Brasília, no início da Esplanada dos Ministérios, o Museu Nacional da República, (MuN), um dos equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), criou laços com os estudantes do Distrito Federal. Em 2022, de um total de 70 mil visitantes (a maioria turistas), 10 mil eram estudantes de escolas públicas e privadas – boa parte de instituições de ensino da periferia de Brasília – que vieram por meio do projeto Territórios Culturais.
Criados por uma parceria entre a Secec e a Secretaria de Educação (SEE), seis espaços culturais integram o projeto Territórios Culturais desde 2019. Para muitos estudantes, é o primeiro contato com um museu, uma exposição, um equipamento de cultura. O foco do projeto é a integração de saberes e a criação da interação entre os estudantes e espaços de cultura no DF.
Os espaços da Secec que integram o Territórios Culturais são Museu Nacional da República (MuN), Catetinho, Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), Conjunto Cultural Três Poderes (CC3P), Memorial dos Povos Indígenas (MPI) e Cine Brasília. Nesta terça-feira (2), a movimentação foi grande nas galerias do museu. Duas turmas circularam entre obras de arte e ouviram os ensinamentos da responsável pelo programa educativo no MuN, Leísa Sasso.
Interação cultural
Mestra e doutora em arte, Leísa instiga os alunos a se inserirem no contexto dos quadros, instalações e esculturas exibidas nas exposições principal e permanente. O foco do projeto é a integração de saberes e a criação da interação entre os estudantes e espaços de cultura no Distrito Federal. Com olhos brilhando, ela acompanhava a turma do terceiro ano do Centro de Ensino Médio 01 de São Sebastião – o popular Centrão.
A turma da professora Andiara Ruas ouvia, atenta, as explicações e interagia com as obras de Pedro Ivo Verçosa, artista plástico brasiliense falecido há três anos. Encantados com os 56 quadros que retratam, de costas, amigos do artista, os estudantes foram instigados a imaginar personagens, seus saberes, gostos e personalidades.
Na plateia, Alanna Carvalho, 17, fazia questão de deixar clara sua paixão pela arte visual. Ela é cartunista e pretende cursar artes plásticas. Seu colega Danilo Maciel Lopes, desenhista, busca resolver um impasse: dedicar-se às artes ou a cursos mais “tradicionais”, como medicina ou direito.
Interesse estimulado
A professora Andiara relata que a turma de São Sebastião é “muito especial e tem um interesse genuíno pelas artes”. Ela atribui essa característica à própria vocação da cidade – um polo artístico no Distrito Federal – e aos estímulos dos professores.
Andiara, que leciona em São Sebastião desde 2015, conta que foi convidada a visitar o museu com seus alunos. O MuN disponibilizou o transporte. “Temos dez diárias disponíveis para as escolas”, conta Leísa Sasso.
Também nesta terça, outro grupo de estudantes visitou o MuN. Alunos do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental nº 10, do Gama, acompanhados pelo monitor João Henrique, chegaram por meio do programa EducAtiva, que desenvolve atividades públicas de educação patrimonial e mediação cultural e visa fortalecer e consolidar sua missão educativa e social. O programa EducAtiva é executado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secec.
Serviço
Para solicitar o agendamento de visitas ao MuN, é necessário preencher o formulário disponível online e aguardar o retorno dos professores do projeto.
→ Museu Nacional da República: 3325-5220 / [email protected]
→ Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30
→ A programação completa do espaço pode ser encontrada nas redes sociais. Acesse aqui a conta no Instagram.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fonte: Agência Brasília – https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2023/05/03/visitas-educativas-aproximam-alunos-da-arte-no-museu-nacional-da-republica/