Edição Brasília

Com recursos do FAC, série narra trajetória de artistas de Brasília

Dividida em nove episódios – o segundo será lançado nesta quinta (6) –, produção conta detalhes da cena cultural brasiliense

The post Com recursos do FAC, série narra trajetória de artistas de Brasília appeared first on Agência Brasília.

“São pessoas que constroem diariamente a identidade do DF; vieram de todo o país e, juntas, criaram uma cultura única para o quadradinho”
Arthur Gonzaga, diretor da série

Mais um episódio da série documental Brasília, 60 anos de cultura será disponibilizado para o público, no formato online, nesta quinta-feira (6). A produção retrata a história de nove pioneiros no desenvolvimento e crescimento do cenário cultural do Distrito Federal. Os trechos serão lançados semanalmente até 1º de maio.

Martinha do Coco, entrevistada do primeiro episódio: “Muitas outras histórias existirão, além da minha. Me senti muito honrada em participar da série e de ver que o meu trabalho é identificado como parte da cidade” | Fotos: Taís Castro/Secec

O diretor da série documental, Arthur Gonzaga, conta que buscou personagens com perfis diferentes para contemplar o mosaico cultural que é Brasília. “São pessoas que constroem diariamente a identidade do DF; vieram de todo o país e, juntas, criaram uma cultura única para o quadradinho”, ressalta.

Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o projeto começou a sair do papel em 2020, mas foi interrompido pela pandemia do novo coronavírus. “Tínhamos muita preocupação com a saúde dos entrevistados, que são idosos, então só voltamos a gravar no começo deste ano, quando nos sentimos seguros”, explica o diretor.

“O FAC nos deu todo o suporte financeiro de que precisávamos”, conta. “Conseguimos fazer o trabalho com segurança, todos os profissionais receberam – sendo que muitos estavam parados por causa da pandemia – e os entrevistados também tiveram ajuda de custo. Sem o recurso, o projeto seria inviável.”

Histórias

Entrevistada do primeiro episódio, a pernambucana Marta Leonardo, conhecida como Martinha do Coco, chegou a Brasília aos 17 anos. Trabalhou como empregada doméstica e babá e se instalou no Paranoá, onde mora há mais de quatro décadas. O contato com a música ocorreu quando Martinha entrou para uma banda de garis que utilizava instrumentos reciclados.

De lá para cá, deixou na capital federal sua marca registrada – o ritmo envolvente do samba de coco. Hoje aos 62 anos, Martinha reconhece que registrar o passado ajuda novos nomes a surgir: “É importante deixar caminhos. Muitas outras histórias existirão, além da minha. Me senti muito honrada em participar da série e de ver que o meu trabalho é identificado como parte da cidade”.

O segundo episódio, que estreia nesta quinta-feira, apresenta o Palhaço Formiguinha, vivido há 77 anos por Ivan Portugal, fundador do Circo Real Portugal. Os dois próximos entrevistados são o fotógrafo Kazuo Okubo, atuante no DF há mais de 30 anos, e o cineasta André Luis de Oliveira, diretor do longa-metragem Meteorango Kid – o Herói Intergaláctico.

O professor, escritor e poeta Gustavo Dourado (E) e o diretor da série, Arthur Gonzaga

A artista plástica maranhense Ray di Castro revela detalhes da vida pública e pessoal no quinto episódio da série. Já o sexto e o sétimo são protagonizados, respectivamente, pelo produtor cultural Eduardo Cabral e pelo professor, escritor e poeta Gustavo Dourado. Ambos discorrem sobre as dificuldades de fazer arte na capital federal e contam como ajudaram a desenvolver o setor ao longo dos anos.

O oitavo episódio traz o diretor, ator, cenógrafo e figurinista Zé Regino, considerado uma das figuras mais importantes do teatro de Brasília. Por fim, a última parte da série apresenta uma homenagem a um dos grandes fotógrafos da cidade, Luís Humberto, falecido em 2021, antes da conclusão do projeto. Ele foi um dos principais expoentes da fotografia da então nova capital brasileira e um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB).

Serviço
Série documental Brasília, 60 anos de cultura
→ Datas de estreia dos episódios: Dias 6, 10, 13, 17, 20, 24 e 27 deste mês e 1º de maio, sempre às 20h
→ Para assistir, acesse o canal da Vanguarda Cine Ateliê no YouTube.

The post Com recursos do FAC, série narra trajetória de artistas de Brasília appeared first on Agência Brasília.