Em uma medida excepcional, o estado de São Paulo recebeu autorização para aumentar a captação de água da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A decisão visa reforçar o Sistema Cantareira, que atualmente opera na faixa de atenção, com 39% de sua capacidade, atendendo cerca de 10 milhões de pessoas.
O acordo foi firmado em Brasília entre os governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a mediação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A medida é uma resposta direta aos períodos prolongados de estiagem que têm afetado o abastecimento na Grande São Paulo.
Segundo as autoridades fluminenses, a transposição adicional não deve comprometer o abastecimento da região metropolitana do Rio de Janeiro. O acordo prevê um aumento no volume anual passível de transposição e tem validade até o final de 2026, podendo ser suspenso caso o nível do Cantareira atinja 60% de sua capacidade.



