O programa “Norte Conectado”, iniciativa do Ministério das Comunicações, atingiu a marca de 6,1 milhões de pessoas beneficiadas com internet de alta velocidade. A tecnologia, baseada em infovias subfluviais, utiliza o leito dos rios amazônicos para a instalação de cabos de fibra ótica, conectando regiões que antes sofriam com o isolamento digital.
Preservação ambiental e conectividade
O ministro das Comunicações destacou que a implementação das infovias é uma escolha estratégica que respeita a floresta. Ao utilizar o leito dos rios, o projeto evita o desmatamento que seria necessário para a instalação de redes terrestres tradicionais, promovendo o que o governo chama de “conectividade verde”.
Expansão do projeto
Atualmente, cinco infovias já estão em pleno funcionamento, conectando cidades como Macapá, Santarém, Manaus e Boa Vista. O plano do governo federal, financiado pelo Novo PAC, é instalar mais quatro infovias, ampliando o alcance para 7,5 milhões de pessoas e integrando 70 comunidades em diversos estados da região Norte.



