O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) prepara o lançamento da inédita 1ª Olimpíada de Matemática para Professores dos Anos Iniciais, uma iniciativa destinada a fortalecer a formação de educadores em todo o país. Com provas previstas para setembro e outubro de 2025, esta competição busca valorizar o papel dos docentes e aprimorar o ensino da disciplina nos primeiros ciclos do ensino fundamental, começando a operar plenamente a partir de 2026.
Ampliação da Obmep Mirim para Abranger Docentes
Inicialmente, o Impa expandiu a tradicional Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) em 2022, criando a Obmep Mirim. Esta versão inovadora incluiu crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, que antes não participavam da competição que se iniciava no 6º ano. Segundo Marcelo Viana, diretor-geral do Impa, em entrevista à Agência Brasil, a Obmep Mirim desde o seu surgimento já visava não apenas as crianças, mas também os professores responsáveis por elas.
É sabido que, frequentemente, os professores dos anos iniciais possuem uma formação pedagógica geral, porém carecem de especialização específica em matemática. Viana destaca essa realidade, afirmando que muitos desses educadores não mantêm uma relação positiva com a matemática. Dessa forma, a Obmep Mirim foi concebida para auxiliar os docentes a superar o receio da disciplina, permitindo-lhes desfrutar do processo de aprendizagem ao lado de seus alunos. Por conseguinte, o instituto identificou a necessidade de conceder maior protagonismo ao professor, expandindo a olimpíada para incluí-los diretamente.
A principal meta, portanto, é que os professores desenvolvam uma maior afinidade com a matemática, superem quaisquer receios existentes e, ao mesmo tempo, conquistem o reconhecimento merecido por sua dedicação. Assim, a nova olimpíada oferece um canal formal para essa valorização.
Estrutura da Competição e Premiações
A prova para os educadores será aplicada em conjunto com a segunda fase da Obmep, entre os meses de setembro e outubro do próximo ano. Este evento presencial ocorrerá em aproximadamente 9 mil locais em todo o território nacional, garantindo ampla participação. Para os melhores desempenhos, serão concedidas 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas, reconhecendo o esforço e a dedicação dos participantes.
Adicionalmente, os medalhistas de ouro, prata e bronze receberão um curso de formação online. Este programa tem como objetivo principal equipar os professores com ferramentas e estratégias eficazes para aprimorar o trabalho em sala de aula, especificamente no ensino da matemática. A iniciativa visa, portanto, um desenvolvimento contínuo dos participantes.
Projeto de Trabalho e Oportunidades de Colaboração
Os 25 professores que conquistarem a medalha de ouro terão uma oportunidade única. Com todas as despesas custeadas pelo Impa, eles viajarão ao Rio de Janeiro para participar de um curso de formação presencial. O propósito desse treinamento intensivo é auxiliar os docentes na concepção e elaboração de um projeto de trabalho inovador, focado na matemática e utilizando a dinâmica da Obmep Mirim, para ser implementado com seus próprios alunos.
Vale ressaltar que os participantes deste grupo de ouro receberão uma bolsa mensal de R$ 700. Este apoio financeiro destina-se a subsidiar o desenvolvimento e a aplicação dos projetos nas respectivas escolas, reforçando o valor do professor na interação com os estudantes. A Obmep Mirim, desde sua criação em 2022, tem demonstrado um crescimento notável, com a participação superando 5 milhões de inscritos, provenientes de 35 mil escolas em mais de 4 mil municípios brasileiros, conforme celebra Marcelo Viana. Diante desse cenário de sucesso, os educadores medalhistas de ouro que demonstrarem maior vocação para a matemática poderão, futuramente, ser convidados para a revisão de currículos. Tal oportunidade poderá transformá-los em colaboradores do próprio Impa, contribuindo para a Obmep Mirim e demais aspectos da educação matemática nos anos iniciais. Esta olimpíada, direcionada a professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, é uma parceria com a B3 Social e conta com o suporte acadêmico da Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat).
Compromisso Institucional e Impacto na Aprendizagem
A coordenadora-geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (MEC), Tereza Farias, enfatiza que o lançamento da Olimpíada de Professores da Obmep Mirim integra-se aos esforços do “Compromisso Toda Matemática”. Esta política do MEC visa o fortalecimento da educação matemática em âmbito nacional, e a iniciativa, portanto, reforça o eixo de práticas pedagógicas da política. De acordo com Tereza, o projeto concretiza o compromisso do MEC em reconhecer o papel dos professores e impulsionar a melhoria da aprendizagem em matemática.
Além disso, a presidente da ANPMat, Sumaia Almeida Ramos, sublinha que a criação da olimpíada está perfeitamente alinhada com a urgência de fortalecer a capacitação dos docentes dos anos iniciais. Sumaia observa que esses profissionais, frequentemente, recebem menos apoio específico na disciplina de matemática, o que justificava uma ação direcionada. Por fim, a Olimpíada surge com o propósito de valorizar, identificar práticas pedagógicas transformadoras e oferecer suporte formativo a esses educadores. Em suma, embora seja uma ação direta para os professores, sua consequência primordial é para os alunos, pois professores mais bem preparados impactam diretamente a qualidade da aprendizagem.



